O Conselho de Administração da Novonor S.A. (antiga Odebrecht) anunciou que o seu presidente, José Mauro Carneiro da Cunha, será o diretor presidente do grupo a partir da próxima segunda-feira (5/4), em substituição a Ruy Sampaio.
Para o lugar de José Mauro na presidência do conselho irá Héctor Núnez, cubano-americano que mora há mais de 20 anos no Brasil e que foi vice-presidente de operações da Coca-Cola em vários países e presidente da Wallmart e da Ri Happy no Brasil. Atualmente, Núnez é presidente do conselho de administração das Lojas Marisa.
A escolha de José Mauro como CEO e de Héctor Núnez como presidente do CA encerra a seleção que uma empresa de head-hunter vinha fazendo no âmbito interno da companhia e também no mercado.
José Mauro entrou para o conselho de administração da Novonor em outubro de 2019, e em dezembro passou a presidi-lo. Ele permanecerá como presidente do Conselho de Administração da Braskem.
Graduado em engenharia mecânica pela Universidade Católica de Petrópolis (RJ, 1971), José Mauro iniciou a carreira em 1974 no BNDES, onde até 2002 exerceu diversas funções e ocupou diferentes cargos executivos, inclusive como diretor e vice-presidente. Antes de chegar à Novonor, participou do conselho de administração de várias empresas, como Telemar, Oi, Vale, Light, Santo Antônio Energia e Banestes, entre outras.
Ruy Sampaio, agora substituído por José Mauro, havia deixado claro ao assumir em dezembro de 2019 que faria uma gestão de transição para o futuro diretor presidente. Em seu período, foi aprovado pelos credores e homologado pela justiça o plano de recuperação Braskem judicial da Novonor, e encerrado o monitoramento externo independente do DOJ e MPF, com certificação do sistema de conformidade.
Durante a gestão de Ruy, a empresa aprovou o Propósito, a Visão 2030 e os Compromissos do Grupo, e mudou a marca da Odebrecht para Novonor. Ruy continuará como integrante do Conselho de Administração da Novonor S.A.