A Petrobras Distribuidora informou nesta segunda-feira à noite (7) que seu Conselho de Administração aprovou a proposta de criaçãodo novo plano de previdência da companhia, o FlexPrev. O FlexPrev será um plano exclusivo, administrado pela Petros, na modalidade de contribuição definida, livre de equacionamento e sem solidariedade de patrimônio e obrigação. Será oferecido para novas adesões e migração voluntária dos participantes ativos e assistidos do PPSP Repactuados, PPSP Não Repactuados e PP-2.
O período para novas adesões e migração dos participantes será aberto somente depois que a proposta de criação do novo plano for analisada e aprovada por todas as instâncias competentes. Atualmente, os planos possuem 7.768 participantes, sendo 4.980 assistidos e 2.788 ativos. O passivo atuarial relacionado aos planos é de R$ 1,7 bilhão e os mesmos geram para a companhia um custo da ordem de R$ 140 milhões anuais.
“A introdução do novo plano de contribuição definida deverá reduzir o risco de natureza atuarial presente nos planos atuais. A implementação do novo plano, prevista para o início de 2022, deverá produzir um efeito financeiro ainda a ser mensurado quando da próxima reavaliação atuarial”, diz a companhia.