A GOL e American Airlines anunciaram nesta quarta-feira (15) parceria para expansão de cooperação comercial por meio de um acordo de codeshare exclusivo – anuência entre companhias aéreas para compartilharem o mesmo voo, mesmos padrões de serviço e mesmos canais de venda. A negociação tem prazo de três anos e entre o acertado está a injeção, em equity (capital próprio), de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1,05 bilhão) feita pela American, que terá participação de 5,2% na Gol.
Com a exclusividade, a GOL e a American vão aumentar as oportunidades de viagens aos seus passageiros, assim como melhorar a experiência do cliente e a posição competitiva da GOL nas rotas que conectam as Américas do Sul e do Norte. Em vigor desde fevereiro de 2020, o codeshare existente representa a maior malha aérea das Américas e permite a conexão com mais de 30 destinos nos Estados Unidos. Os voos da parceria atualmente operam nos hubs da GOL em São Paulo (GRU) e no Rio de Janeiro (GIG), integrando 34 opções de rotas brasileiras e internacionais, a exemplo de Montevidéu, no Uruguai.
A conclusão do acordo e do investimento estão sujeitos a certas condições, incluindo assinatura e entrega da documentação definitiva e outras condições usuais de operações desse porte. De acordo com o CEO da GOL, Paulo Kakinoff, o acordo de codeshare exclusivo entre duas das principais empresas aéreas combina malhas complementares e oferece aos clientes um maior número de voos e destinos nas Américas do Norte e do Sul. “Acreditamos que isso fortalecerá ainda mais a presença da GOL nos mercados internacionais, acelerará nosso crescimento de longo prazo e maximizará o valor para nossos acionistas. Também, ratifica a confiança no crescimento da Companhia conforme a economia se reabre e a demanda por viagens aumenta”.
A malha da GOL, por exemplo, atende 63 destinos no Brasil e 140 internacionais por meio de acordos de codeshare. A Companhia confirmou recentemente que Cancún (México) e Punta Cana (República Dominicana) serão suas primeiras rotas internacionais a reabrir desde o início da pandemia de Covid-19. A GOL começará a operar voos nessas rotas em meados de novembro próximo.
Já a American, nos últimos 10 anos, transportou mais de 14 milhões de passageiros entre o Brasil e os Estados Unidos, representando mais do que o dobro do tráfego da segunda maior empresa aérea americana. A combinação da malha aérea brasileira com a liderança da American no mercado EUA-Brasil maximizará receitas por meio da maior conectividade e de melhores opções de rotas.
O presidente da American Airlines, Robert Isom, declarou: “Há muito tempo a American é a empresa aérea americana líder para a América do Sul e nossa parceria exclusiva com a GOL solidifica essa posição de liderança. Nossa malha de longa distância casa perfeitamente com a forte malha doméstica da GOL no Brasil e, juntos, seremos capazes de oferecer aos clientes que voam para, dentro e a partir do Brasil, acesso à maior malha aérea com as tarifas mais baixas, assim como o melhor e o maior programa de fidelidade conjunto para viajantes frequentes das Américas.”
Os programas de fidelidade Smiles da GOL e AAdvantage da American serão parceiros no maior programa conjunto de passageiros frequentes das Américas, com benefícios superiores já no início de 2022. Isso incluirá acesso para membros do programa a inúmeros benefícios, tais como prioridades no check-in, na inspeção de segurança e no embarque, uma maior franquia de bagagem despachada, acesso a salas VIP e assentos preferenciais em ambas as empresas aéreas. Os clientes poderão ganhar e resgatar milhas de passageiro frequente em qualquer das duas aéreas.
A parceria entre a GOL e a American também permite que os Clientes adquiram voos de conexão em ambas as empresas por meio de uma única reserva, além da emissão de bilhetes, check-in, embarque e despacho de bagagem ao longo de toda a viagem.
GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
É a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A companhia mantém uma aliança estratégica com a American Airlines e a Air France-KLM, além de disponibilizar aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias.
No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 15 mil profissionais da aviação e opera uma frota padronizada de 127 aeronaves Boeing 737.
American Airlines Group Inc.
A American Airlines e a American Eagle oferecem uma média de quase 6.700 voos por dia para cerca de 350 destinos em mais de 50 países. A American tem centros em Charlotte, Chicago, Dallas / Fort Worth, Los Angeles, Miami, Nova York, Filadélfia, Phoenix e Washington, DC A American é membro fundador da aliança oneworld®, cujos membros atendem a mais de mil destinos com cerca de 14.250 voos diários para mais de 150 países. As ações da American Airlines Group Inc. são negociadas na NASDAQ sob o símbolo AAL. Em 2015, suas ações passaram a integrar o índice S&P 500.