quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

GfK amplia plataforma de monitoramento de dados para o mercado

Por Joana Lopo

A GFK anunciou na última quinta-feira (14), em evento online acompanhado pela equipe do INEWSBR, sua nova plataforma de inteligência, a gfknewron. Com isso, a empresa global especializada em serviços de inteligência de mercado, consumo, análise e consultoria passará a fornecer acesso permanente aos dados mais recentes do mercado e do consumidor para auxiliar seus clientes na tomada de decisões de negócios em tempo real.

Os dados mais abrangentes e completos do varejo serão coletados pela plataforma gfknewron, que cobrirá as principais indústrias como eletrodomésticos, eletroeletrônicos e informática, além dos maiores revendedores, incluindo informações de lojas físicas, online e marketplaces. Com essa maior abrangência, a GfK dá um salto na transformação de uma empresa tradicional de pesquisa de mercado em uma empresa de dados, análises e consultoria, apoiada por uma infraestrutura completa de Software como Serviço (SaaS).

A plataforma informará sobre comportamento e escolhas do consumidor, percepção da marca, resultados de vendas, preços e canais de vendas. De acordo com o diretor-geral da GfK para a América Latina, Felipe Mendes, todas essas informações, suportadas por Inteligência Artificial (IA) e disponíveis em tempo real, auxiliam o lojista e a indústria a planejar e prever promoções, avaliar sua atuação no mercado e ajustar o rumo do negócio, em poucos cliques.

Na ocasião, Mendes falou que o Brasil precisa discutir soluções de resposta mais rápida, especialmente no que se refere à produtividade. “Esse é um grande problema da nossa sociedade, do nosso ambiente econômico. Precisamos de eficiência dos processos também. As coisas como são resolvidas no Brasil faz perder muita eficiência”, observa ele que acrescentou o problema da solvência econômica, especialmente preocupante devido o reflexo da pandemia e outras situações político-sociais, a exemplo de processos comerciais engessados, inflação, entre outros agravantes.

No Brasil, a GfK monitora mais 70 categorias, sendo que todas as semanas recebe informação do varejo, de mais de 17,2 mil lojas físicas, além das que funcionam online. São 44 mil itens enviados de informação. “Monitoramos 278 milhões de produtos vendidos ou comprados. O que queremos e precisamos é que os produtos tenham o menor número de descarte possível”.

Segundo Mendes, o acesso em tempo real às informações mais recentes permite que o fabricante responda rapidamente às mudanças na participação de mercado (marketshare), preços e demanda dos produtos, desempenho do canal, promoções e atividades de marketing para impulsionar o crescimento sustentável em seu conjunto de produtos e negócios.

“A poderosa combinação de dados, análises baseadas em IA e recomendações claras exibidas nos módulos ‘gfknewron Market’, ‘gfknewron Consumer’ e ‘gfknewron Predict’ dá às empresas uma vantagem significativa nos mercados altamente competitivos. Várias equipes de uma mesma empresa podem acessar diretamente os dados a qualquer momento e trazer soluções usando o mesmo conjunto de dados. As simulações de cenários ajudam a identificar os desafios em um estágio inicial e a planejar estrategicamente”, explica.

GfK

Com mais de oito mil colaboradores, sendo que quase dois mil deles são de engenheiros, matemáticos e desenvolvedores, a empresa em seus 85 anos de mercado atua resolvendo questões-chave de negócios em seus processos de tomada de decisão sobre consumidores, mercados, marcas e mídia. Sua credibilidade de dados e insights, juntamente com recursos avançados de IA, facilitam o acesso a recomendações em tempo real, o que impulsiona o marketing, as vendas e a eficácia organizacional dos clientes e parceiros.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas