sábado, setembro 7, 2024
sábado, setembro 7, 2024

Interesse por carros seminovos aumenta, revela pesquisa

Por Joana Lopo

Pesquisa realizada com 2.439 usuários da Webmotors – startup brasileira de compra e venda de carros e motos totalmente on-line – mostra que  95% dos entrevistados sinalizaram interesse em comprar ou trocar de automóvel em 2022. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (15) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) em parceria com a empresa de inovação.

Durante o evento Conexão Anfavea e Webmotors, e acompanhado pela equipe do INEWSBR, o presidente da associação, Luiz Carlos Moraes, disse que o estudo tem o objetivo de antecipar tendências e intenção dos consumidores de veículos para o próximo ano, que continua em alta, mesmo com o cenário da pandemia e falta de insumos ainda refletindo nos preços.

De acordo com a pesquisa, dos 77% que possuem carro, 94% têm a intenção de trocar de modelo em 2022, próximo ao resultado do ano passado, que foi de 95%. Conforme o CEO da Webmotors, Eduardo Jurcevic, o cenário atual demonstra que com o impacto da produção de novos a busca por seminovo próximo a um novo aumentou. “Isso se vê fortemente nos dados. Obviamente o crescimento do mercado de usados foi em torno de 23%, mesmo tendo um novembro mais fraco, o que espelha o comportamento do consumidor de buscar alternativas. A demanda para comprar um carro continuou forte, só que foi preciso escolher carros usados próximo dos novos”, disse.

Pesquisa

As respostas foram divididas entre os que têm um ou mais carros (77%) e os que não possuem veículo (23%). Entre os proprietários, a intenção de comprar um carro usado em 2022 aumentou quatro pontos percentuais (85%). A mesma tendência foi percebida entre aqueles que ainda não têm um veículo: 93% demonstraram interesse, um aumento de 5%.
Segundo o levantamento, apenas 16% dos entrevistados efetuaram a compra ou troca de carro este ano, sendo mais da metade (54%) por ter conseguido uma boa oportunidade.

“Durante o ano, houve um aumento expressivo na procura por veículos usados e seminovos. Esse movimento é decorrente da baixa oferta de veículos novos ocasionado pelo desabastecimento de peças para as montadoras. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda de veículos novos deve se manter no ano de 2022 e com isso o setor de usados e seminovos seguirá aquecido”, explica Jurcevic.

Sobre o motor de preferência, a pesquisa indica que mais de 66% dos usuários que já possuem carro demonstraram interesse em um modelo flex, 13% ficariam com os motores a gasolina e outros 11% a diesel. Os índices daqueles que não possuem carro foram 74%, 16% e 4%, respectivamente.

Embora uma minoria tenha demonstrado desejo de comprar um carro híbrido ou elétrico, o estuda esclarece que o consumidor já tem consciência sobre os benefícios desses veículos, como a economia de combustível, conservação do meio ambiente e redução de ruído. Em média, 60% considerariam pagar um valor mais elevado por esse tipo de tecnologia.

Carroceria

Entre os entrevistados que já têm carros, 37% possuem modelo hatch ou sedã (32%). Embora a pesquisa revele um aumento de 5% na vontade de adquirir um modelo SUV (41%), os modelos hatch (16%) e sedã (30%) aparecem como as compras prováveis por conta dos preços mais acessíveis. Para os 23% de entrevistados que não têm um automóvel, a opção por um modelo hatch fica em destaque (39%), seguido pelos sedãs (32%). O modelo SUV aparece em terceiro lugar, com 21%.

Pagamento

Para realizar a compra, 84% dos participantes pretendem dar o carro atual como forma de pagamento, mesmo comportamento registrado em 2021. Sobre outras formas de pagamento, as opções de financiamento parcial (57%) e total (8%) ainda aparecem como destaque (65%), ante 31% dos que pagariam à vista, seguido por 4% que fariam um consórcio ou leasing. Entre os entrevistados que não possuem carro, 41% optaram pelo crédito parcial, 27% pelo pagamento à vista e 26% pelo crédito total.
Em relação ao ano anterior (44%), notou-se uma diminuição de 3pp na intenção de adquirir um financiamento parcial (41%), com um aumento de 3% para aqueles que desejam financiar todo o valor.

“O financiamento continua sendo a modalidade mais praticada pelas pessoas que pretendem comprar um veículo. Percebemos esse movimento na pesquisa de 2021 e agora essa tendência se mantém. Vemos isso com bastante otimismo, pois, por fazermos parte do ecossistema do Santander, podemos oferecer condições diferenciadas aos nossos clientes, com toda a segurança e o respaldo de um grande banco”, finaliza Jurcevic.

Sem intenção de compra ou troca

Do total de entrevistados, 5% declararam não ter intenção de comprar ou trocar de automóvel em 2022. Os principais motivos para a decisão são: a alta dos preços (53%), dos juros bancários (23%) e dos combustíveis (15%), reflexos da pandemia no Brasil (15%) e a incerteza financeira/manutenção do emprego (11%). Em 2020, dentro do cenário mais duro da pandemia, as razões para não comprar um veículo no ano seguinte refletiam a insegurança financeira e outras formas de mobilidade. O reflexo da pandemia, anteriormente citado por 33% dos respondentes, este ano caiu para 15%.

Os consumidores receosos consideram investir o dinheiro (58%) ou viajar (27%). Indagados sobre quais tipos de ações de bancos, governo e montadoras poderiam fazê-los mudar de ideia, os destaques foram redução nos impostos (54%), no combustível (46%) e nas taxas de juros (39%).

Webmotors

Marca brasileira de compra e venda de carros. Atualmente é o principal portal de negócios e de soluções para o segmento automotivo. Foi criada em 1995, no início da internet no Brasil. Com isso, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir 2002 e, em abril de 2013, celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a aceleração do seu crescimento nos últimos anos. Conta com mais de 30 milhões de visitas mensais, entre usuários e clientes.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas