Por Joana Lopo
Com cerca de 12 milhões de clientes no Nordeste brasileiro – que representa 20% da população regional – a TIM quer avançar em 2022 como a maior rede 4G do país, e pioneira em inovação com o 5G. Para isso, investiu em infraestrutura de rede ao longo deste ano e fará aportes importantes na região em 2022, conforme disse o diretor de vendas da TIM Centro-Oeste e Norte, Bruno Talento, em live realizada nesta terça-feira (14) e acompanhada pela equipe do INEWSBR.
Segundo ele, até o final de dezembro, a empresa pretende levar cobertura 4G para 100% dos municípios de cinco estados: Alagoas, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Nossa área de rede tem feito projetos incríveis levando o 4G para áreas que não tinham acesso a nada, nem a energia elétrica. E agora estamos chegando com o 4G, trabalhando na inclusão dos moradores dessas regiões. Na Bahia, fizemos uma transformação no interior e temos o compromisso de atender 100% os 417 municípios até o final de 2022”, garante o diretor.
De acordo com dados levantados pela TIM Nordeste, em 2019 o número de municípios com cobertura 4G era em torno de 890. “Já éramos líderes de 4G e no Nordeste já estamos na liderança há cinco anos. Chegaremos a 1.350 municípios ainda este ano. A internet das coisas tem sido nossa prioridade”, disse Talento.
Por isso, a companhia mudou sua rede no que se refere à extensão e qualidade. Segundo Talento, investiu na melhoria das tecnologias já existentes, como a evolução do VoLTE, que utiliza a rede 4G para chamadas de voz, ativação de frequência de 700 MHz, NarrowBand IoT e Massive MIMO.
O montante está sendo usado para a adoção de novas soluções que aumentem a presença da companhia, especialmente em áreas remotas ou mais afastadas, como em rodovias ou vilarejos, com o projeto SkyCoverage. A operadora também aposta em novos modelos de negócios, como a virtualização da rede e o compartilhamento de ativos. O Massive MIMO, por exemplo, permite ganho de tecnologia de três a quatro vezes na comparação com a atual, tornando as antenas mais eficientes e aumentando a capacidade da rede, com a possibilidade de mais conexões simultâneas e com maior velocidade. No Nordeste, já foram instaladas em 37 cidades e a previsão para este ano é instalar em 42 novas localidades.
ESG
Entre as iniciativas ESG mais recentes está o SkyCoverage, iniciativa inovadora que usa sites off-grid, ou seja, desligados da rede elétrica, para expandir a cobertura 4G, que permite chegar até os locais mais remotos e sem acesso à energia elétrica. “Na Bahia, já foram instaladas antenas em mais de 100 distritos. A tecnologia consiste no uso de painéis solares para alimentar torres e antenas e cada site tem sua própria geração de energia solar, o que facilita também sua instalação em locais que não contam com eletricidade regular. “Dessa forma, garantimos uma maior cobertura 4G com infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e menor custo”, explica o gerente de Operações de Redes da TIM Nordeste, Ageu Guerra.
Há, ainda, o aplicativo Mulheres Positivas, com acesso e sem cobrança de dados para mulheres que precisem se recolocar no mercado de trabalho. De acordo com o diretor Bruno Talento, são mais de 40 empresas engajadas nesse projeto, que funciona como uma plataforma digital gratuita de cursos de capacitação e de vagas de emprego para mulheres, atualmente com mais de 200 oportunidades disponíveis no momento, inclusive no Amazonas. O aplicativo conta ainda com uma mentoria intercompany para desenvolvimento de carreiras das profissionais das empresas participantes.
A operadora também firmou parceria com a Ampli, plataforma 100% digital, que oferece mais de 400 cursos livres e cerca de 250 de graduação e pós-graduação no formato de Ensino à Distância (EaD). “O acesso à educação superior por meio do smartphone, como vimos muito durante a pandemia, é um exemplo de como a tecnologia pode impulsionar mudanças na vida das pessoas. A Ampli nos permite não apenas oferecer mais que telefonia aos nossos clientes, mas sobretudo ampliar o acesso à educação no país, incentivando a democratização do ensino superior e apoiando o aumento da taxa de empregabilidade”, afirma Talento.
Na ocasião, o diretor também abordou o Outdoor Social, que é um projeto apoiado pela empresa a fim de gerar renda extra para moradores de comunidades carentes de São Luís, Fortaleza, Recife e Salvador por meio do aluguel de muros das casas para exibir a publicidade da Tim. “Foram cerca de 234 famílias beneficiadas e mais de mil pessoas diretamente impactadas com a ação, no processo de confecção, positivação, instalação, retirada da comunicação até o descarte e reciclagem da peça”.
Implantação do 5G
A empresa, que foi uma das vencedoras do leilão de frequência que permitirá a implantação do 5G de verdade no Brasil, chamado de standalone, arrematou importantes lotes nacionais e regionais, que garantem sua operação com a quinta geração de internet móvel no país, somando uma oferta de preço total de cerca R$ 431 milhões. “Estamos satisfeitos com este resultado e com o caminho que percorremos. O leilão consolida um percurso que iniciamos há dois anos com os testes do 5G. Mas, ao mesmo tempo, começamos uma nova jornada, que revolucionará a experiência das pessoas em um mundo cada vez mais digital”, avalia Ageu.
Oi
Outro plano da TIM para 2022 é a concretização da aquisição dos ativos móveis da Oi. O movimento vai consolidar o mercado móvel e tornará a distribuição de espectro mais homogênea. Com isso, a empresa vai iniciar operação em 76 novos municípios da região Nordeste que eram atendidos pela Oi, sendo 51 na Bahia e 25 no Piauí.
Expansão
Este ano, a operadora ativou 26 endereços, sendo 11 na Bahia. Também houve mudança no layout das lojas, que contam com novos mobiliários, salas de espera mais amplas para circulação de cadeirantes, acessibilidade com piso tátil para cegos e atendimento em libras. Para 2022, a previsão é de abertura de mais 26 revendas e três lojas próprias na região. De acordo com Talento, todos os novos pontos de venda irão gerar, no total, mais de 300 postos de trabalho. Em faturamento de recarga do pré-pago, a TIM Nordeste representa 23% de todo o valor da TIM Brasil. “Isso mostra a importância estratégica do Nordeste para a TIM no cenário nacional. Atualmente, a operadora tem a maior base em pré-pago do Brasil com 11,8 milhões de clientes, o que representa 25% de toda base da TIM Brasil”, finaliza o diretor.