A Transportadora Associada de Gás (TAG) divulgou o resultado final do seu processo de oferta de capacidade extraordinária com a assinatura de 22 contratos de prestação de serviço de transporte de gás pelo regime de entrada e saída, com seis novos agentes que passam a compartilhar o uso da malha integrada de gasodutos da companhia.
Entre os acordos celebrados na primeira rodada, estão seis contratos que totalizam 4,5 milhões de m³/dia de entrada e 16 contratos de saída, num total de 6 milhões de m³/dia. Os contratos foram assinados com produtores como Equinor, Galp, Shell, PetroReconcavo, Potiguar E&P e SPE Miranga, e um consumidor livre, Proquigel.
“Esses contratos consagram os resultados de um ano de muito trabalho e de resultados muito positivos. Efetivamos o acesso de novos agentes à malha integrada de gasodutos nacional, em mais uma etapa da consolidação da abertura do mercado. Agora vamos nos voltar à integração desses novos clientes e também desenvolver um portfólio de produtos e um calendário de oferta de capacidade com isonomia e transparência, que siga na direção de fornecer soluções e previsibilidade aos agentes de mercado no decorrer de 2022”, destaca Gustavo Labanca, diretor-presidente da TAG.
O processo foi concluído com o atendimento de 100% das solicitações de reserva de capacidade. Apenas dois, dos nove agentes com capacidade alocada, não apresentaram as garantias previstas e com isso não seguiram no processo.
Por outro lado, os agentes cadastrados e habilitados no Portal de Oferta de Capacidade – POC tiveram uma nova oportunidade para apresentar propostas de reserva de capacidade, em uma segunda rodada de oferta aberta pela TAG. Na segunda rodada, a capacidade alocada total foi de 769 mil m3/dia para os carregadores Proquigel e Petromais, tendo sido apresentadas garantias para um volume total de 744 mil m3/dia, distribuídos em 3 novos contratos de entrada e 5 de saída.
O processo de oferta de capacidade da TAG foi conduzido por meio do POC, uma plataforma comum das transportadoras, que permitirá maior coordenação do acesso às diversas malhas, simplificando e estimulando a competição em nível nacional. Tal competição é proporcionada pela conexão das diversas fontes de suprimento ao sistema integrado de transporte, atendendo às demandas de produtores, comercializadores, distribuidoras e consumidores livres.
Os resultados da alocação de capacidade das duas primeiras rodadas, bem como o cronograma da terceira rodada de oferta, podem ser acessados pelo site da empresa.
Sobre a TAG
A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte do país, com aproximadamente 4.500 km. São 3.700 km na região costeira do Brasil, passando por quase 200 municípios de nove estados brasileiros – Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro – e outros 800 km na Amazônia, em trecho que liga a região petrolífera de Urucu a Manaus, no Amazonas.
A companhia tem como acionistas a ENGIE, com 65% de participação, maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, e a Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ), com 35% de participação, investidor institucional global que administra fundos principalmente para planos de previdência e seguros públicos.