sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Belvo expande atuação no mercado B2B de open finance

A Belvo, plataforma de APIs de open finance líder na América Latina, já processou milhões de conexões por meio de sua plataforma. Com uma das maiores coberturas de contas PJ do mercado, incluindo conexão com as principais instituições financeiras do país, uma das frentes de atuação da fintech é o mercado B2B.

A plataforma pode acessar dados financeiros com a anuência do correntista e enviá-los às empresas, gerando agilidade e aumentando a produtividade. O resultado trazido pelo open finance no mercado B2B é especialmente relevante em um cenário de crescente digitalização e complexidade no ambiente de negócios.

Não raro, as empresas precisam lidar com uma multiplicidade de contas e acessá-las manualmente para capturar as informações desejadas. A situação é especialmente desafiadora nos casos de empresas de contabilidade, ERP e pagamentos, em razão do volume de informações e instituições financeiras. “Pensando no mundo interoperável que estamos caminhando, onde o cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, consegue consentir o compartilhamento dos seus dados financeiros, essas empresas poderão de forma automatizada prover a sua solução. Como consequência temos menor fricção no processo e menor chance de falhas na obtenção dessa informação, o que gera melhor eficiência operacional para essas empresas e maior engajamento do cliente na ponta“, afirma o líder de Operações da Belvo, Leandro Nóbrega.

A inclusão de novas instituições, como Banco Inter PJ e do Banco do Brasil PJ na cobertura de open finance da Belvo (também estão contempladas instituições como Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica) chega também com o acesso a uma nova fonte de dados, notas fiscais eletrônicas, recurso útil para empresas que precisam acessar rapidamente esse tipo de informação dos usuários para faturas recebidas e enviadas. Por meio deste instrumento, é possível recuperar dados como o valor da fatura, o valor total tributado e valores isentos de tributação. “A sincronização automática da atividade fiscal dos clientes e suas obrigações fiscais é um recurso valioso para minimizar riscos de erros manuais”, completa Nóbrega.

Um exemplo de uso de open finance empresarial vem do Nibo, plataforma que ajuda pequenas e médias empresas no Brasil a gerenciarem suas finanças de forma integrada com seus contadores e que utiliza as APIs para simplificar o acesso a transações e saldos bancários. “Antes do open finance, o empresário ou contador tinha todo um trabalho manual de entrar no bankline, emitir boletos, ver o que entrou e o que saiu da conta, entrar na ferramenta de gestão financeira e replicar o que foi observado no banco manualmente, e tudo isso dava muito trabalho. Hoje em dia isso é possível dentro do Nibo diretamente. E mesmo tendo muito trabalho, esse cliente ainda estava sujeito ao erro, como informações duplicadas. Fora os casos de empresários que não tinham tempo para fazer isso tudo, e tocavam a empresa totalmente no escuro”, conta o CEO e fundador do Nibo, Gabriel Gaspar.

Para ele, a parceria com a Belvo permite acesso a um número maior de instituições financeiras. “Temos agora bancos que não tínhamos antes em nossos serviços internos de conexão com contas bancárias. Isso foi um grande ganho, e temos agora milhares de contas bancárias conectadas através do serviço da Belvo”, completa.

Além da área de contabilidade, a solução de Open Finance da Belvo pode ser usada também por instituições de crédito e ERPs. Enquanto bancos podem analisar o perfil de risco e oferecer mais crédito para pequenas empresas e microempreendedores através do Open Finance, ERPs utilizam a ferramenta ao trabalhar a agregação de contas e agilizar processos de conciliação, por exemplo. As possibilidades são diversas!

Belvo

A Belvo é a plataforma líder em APIs de Open Finance na América Latina, fundada em maio de 2019 por Pablo Viguera e Oriol Tintoré. Ela permite que fintechs e instituições financeiras inovadoras acessem e interpretem dados financeiros de seus usuários para criar produtos mais modernos, acessíveis e inclusivos.

A Belvo opera atualmente no Brasil, no México e na Colômbia, e agora trabalha com mais de 150 clientes, incluindo algumas das principais empresas financeiras da região em todos as verticais, incluindo neobancos, provedores de crédito e ferramentas de gestão financeira pessoal.

Com escritório em São Paulo, a empresa emprega atualmente 150 pessoas. A empresa é apoiada por alguns dos principais fundos de capital de risco do mundo, incluindo MAYA Capital, David Vélez, Kaszek, Founders Fund, Future Positive, e Kibo Ventures, e levantou um total de cerca de US$ 56 milhões em financiamento até o momento.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas