Osetor de energia renovável se transformou nos ultimos anos em um dos motores da economia baiana. Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) apontam que o estado é hoje líder na geração de energia solar no país, com 30,76% do mercado nacional, e é o segundo na geração de energia eólica, com 27,64% do total no Brasil. O GRUPO INEWS, com os seus portais de notícias BAdeValor e INEWSBR, tem dado atenção especial ao segmento.
Atualmente, a Bahia conta com 41 parques eólicos e 225 parques fotovoltaicos em operação, o que representa investimentos de R$ 29,17 bilhões nos setores de energias renováveis. Grande parte desses recursos circula no interior do estado, em municípios como Xique-Xique, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Casa Nova, Guanambi, Itaguaçu da Bahia, Juazeiro, Oliveira dos Brejinhos, Tabocas do Brejo Velho, dentre tantos outros.
Recentemente o protal BAdeValor noticiou que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) liberou a licença prévia que atesta a viabilidade ambiental dos complexos eólicos Sento Sé I e II, localizados na zona rural do município de Sento Sé.
O projeto contempla 18 parques, 224 aerogeradores e uma capacidade instalada de 940MW. O investimento previsto é da ordem de 800 milhões de euros (R$ 4,038 bilhões, na cotação atual). A expectativa é que a construção tenha início entre o fim deste ano e começo de 2023.