quarta-feira, janeiro 15, 2025
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Modal e TAO se unem para revolucionar o mercado digital para artistas e criam o Art Bank

O mercado brasileiro de direitos autorais movimentou em 2021 mais de R$ 1 bilhão, um crescimento de 20% frente ao ano anterior. Diante desse importante volume de recursos e da falta de opções bancárias voltadas para o artista nacional, o Modal e a Inova Tao uniram-se para criar o Art Bank, o primeiro banco nacional estruturado para aliar música, arte, tecnologia e finanças.

Em uma parceria inédita, o Modal juntou-se à Inova Tao para desenvolver uma instituição para os artistas que desejam ter maior controle e protagonismo na gestão financeira de suas carreiras, além de ter acesso aos mais atualizados serviços bancários, de investimentos, créditos e seguros.

Assim, o Art Bank passará a oferecer oportunidades inéditas no mercado artístico, iniciando pelo setor de música, como a antecipação de recebíveis, aquisição de direitos autorais, divisão de pagamentos, integração com ticketeiras e seguros específicos para o artista.

“O mundo da música se reinventou, e o banco precisa acompanhar essa transformação. Por isso, a ideia é levar ao mercado uma instituição dedicada ao artista, com experiência no segmento, soluções diversas e inovadoras e parcerias específicas. Queremos ser referência em um nicho ainda pouco explorado e garantir melhor gestão de portfólio, custos menores e tecnologia de ponta”, afirma o sócio e membro do Comitê Executivo do Modal, André Lauzana.

Com tecnologias exclusivas de distribuição, robotização, metrificação, desenvolvimento de audiência e rastreio de direitos autorais, além do uso de big data, a TAO, através de suas empresas adquiridas, consegue analisar, precificar e até prever o melhor momento de se lançar uma música. Isso é possível devido ao uso de suas tecnologias atreladas a uma base histórica de análise dos últimos 10 anos do mercado musical, que será incorporada de forma inovadora ao Art Bank.

“O Art Bank representa a materialização de uma solução completa para os artistas, que agora poderão focar em sua arte. A TAO é uma empresa com expertise nesse mercado, e agora, complementa esse ecossistema junto ao do Modal, com todo o seu poder de engajamento e monetização, para criar um banco que atende a todos — investidores e artistas”, resume o CEO da Inova TAO, Ivo Machado.

Nos últimos quatro anos, a TAO investiu em análise, desenvolvimento e tecnologia para o mercado artístico através de serviços White label, tendo também realizado nos últimos 18 meses a aquisição das brasileiras iMusics S.A, uma distribuidora digital de músicas com mais de 10 mil artistas em sua carteira; da Playax Internet, uma empresa de big data que através do monitoramento de rádios, TVs, plataformas de streaming e redes sociais provê ferramentas de auditoria, desenvolvimento de audiência e curadoria, possuindo hoje uma das maiores bases de dados históricos do mercado musical do Brasil, atendendo centenas de clientes referenciais; e ainda adquirido a Multiverso, uma empresa que possui um catálogo com milhares de obras renomadas das décadas de 80, 90 e do início dos anos 2000, e que traz uma tecnologia que permitirá o gerenciamento e sincronização de catálogos através do uso de novas tecnologias, como por exemplo, smart contracts.

Modal

Nasceu há 26 anos como um banco de investimentos. Com o intuito de ter um ecossistema completo de bem-estar financeiro, unindo serviços bancários e de investimentos, lançamos o modalmais em 2015, que surgiu como uma das primeiras plataformas integradas a um banco digital. O modalmais já captou mais de 1,8 milhão de clientes e, em 2021, se consagrou como uma das plataformas de investimento mais baixadas no Brasil. Hoje, tendo o Credit Suisse como sócio, o Modal possui mais de R$ 39 bilhões de ativos sob custódia.

Inova TAO

Empresa S.A que atua no mercado de tecnologia, entretenimento e banking, oferecendo soluções para gravadoras, selos, produtoras, distribuidoras e artistas, atuando ainda na compra de catálogos musicais e no fomento ao mercado artístico. Possui uma base com milhares de clientes de portes variados em todo o Brasil, oferecendo serviços white label e bancários, e tendo realizado entre 2021 e 2022 a aquisição de três startups ligadas a área de direitos autorais e big data, e possuindo como sócios importantes nomes ligados ao mercado musical, de investimentos e bancários.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas