quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

O Boticário amplia atuação omnichannel para mais de 4,1 mil pontos de venda conectados ao e-commerce

O Boticário, marca de beleza, dá continuidade à integração omnichannel iniciada em 2018 e conclui em julho de 2022 a maior expansão da história do grupo, conectando 100% da sua rede ao e-commerce da marca. Para atender a alta demanda de seus consumidores com a agilidade que o “novo varejo” exige e visando intensificar a conexão com eles, a marca atinge um novo marco e passa a ter mais de 4,1 mil pontos de venda omnichannel, com mais de 95% das lojas operando na modalidade “Clique & Retire” – opção que permite a retirada em loja física do pedido feito online em até um dia útil e sem custo de frete, sendo bastante competitiva frente às demais opções de entrega.

Esse avanço coloca o Boticário como a maior rede de franquias do país (ABF) com o maior número de pontos de venda interligados ao e-commerce. No último ano, a marca já contava com mais de dois mil pontos de vendas operando nesse formato, número que praticamente dobra em 2022. Essa expansão traz impacto significativo nas cinco regiões do país, cada uma com sua relevância e singularidade, aumentando o número de lojas por praça e as cidades em operação, permitindo redução do prazo e do custo de entrega médio da região em mais de 50%.

A marca teve um incremento de 850 novas cidades atendidas pela modalidade, o que representou um crescimento de 120% na abrangência se comparado com o cenário anterior. Em todas as regiões, há a possibilidade de retirada de pedidos em até 1 dia útil, o que se destaca ainda mais em algumas regiões como Norte, Nordeste e interior de alguns estados, onde a malha logística possui maior complexidade, garantindo competitividade estratégica para a empresa.

“Hoje, o serviço está consolidado e atende diversos perfis de consumidores, desde aqueles que precisam dos produtos de forma rápida, os que não abrem mão de ter o contato físico e a experiência em loja, até aqueles que buscam a modalidade pela comodidade de estar próximo à alguma loja e sem precisar pagar pelo frete”, afirma a diretora de E-commerce do Grupo Boticário, Lívia Masiero.

O Clique & Retire, que começou a ser operado em 2018, chegou com a proposta de trazer inovação e agilidade aos consumidores, uma rápida resposta aos novos hábitos de consumo e necessidades do mercado mundial. Em 2020, a pandemia acelerou as compras online e o e-commerce passou a ser um dos canais de maior crescimento no Grupo Boticário, o que resultou na aceleração dos modelos de vendas digitais e da omnicanalidade.

“Estamos nas 27 capitais do país operando a modalidade. Em São Paulo, praça de maior relevância no e-commerce, operamos com o maior número de lojas com a modalidade de retirada ativa, seguido pelo Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG)”, complementa Lívia. Graças aos avanços da omnicanalidade no grupo, os pedidos do e-commerce deste ano já tiveram uma redução média de 30% no prazo de disponibilização aos consumidores vs 2021.

O Clique & Retire contribui ainda para a fidelização do cliente e tem impacto positivo na satisfação do cliente. “As lojas recebem novos clientes que antes compravam apenas pelo e-commerce e, com a experiência positiva, passam a ser novos clientes da loja física também.”, finaliza.

O Boticário

Empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada do Brasil, com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. Conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce.

Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.

Leia mais:

Iguatemi bate recorde em vendas no segundo semestre.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas