A Moova, conhecida como o Airbnb da logística, especializada em entregas de última milha, foi a empresa vencedora na categoria Supply Chain no G20 Digital Innovation Network, realizado de 2 a 4 de setembro em Bali, na Indonésia.
Em um momento histórico marcado por instabilidades globais, pandemia, mudanças climáticas e conflitos bélicos, o G20 Digital Innovation Network é um fórum para compartilhar conhecimento, promover o debate e criar alianças entre os agentes de inovação global, com o objetivo de ajudar a encontrar soluções para crises mundiais.
Nesse contexto, a Moova foi selecionada pelo segundo ano consecutivo para participar do programa com foco em inovação, cidades inteligentes e uso da tecnologia em logística de última milha. Em 2021, a companhia já havia sido escolhida pelo G20 INNOVATION LEAGUE de Sorrento, na Itália, para a categoria Green and Smart Mobility, por conta do papel da empresa na inovação em benefício da humanidade.
Representantes de organizações digitais emergentes, incluindo empresas privadas e autoridades públicas, participaram da reunião de Bali em 2022. O G20 Digital Innovation Network criou uma plataforma digital para facilitar a introdução, comunicação e colaboração entre startups, investidores de capital de risco, corporações e membros de organizações públicas.
“Trata-se de um prêmio muito importante para nós e para a América Latina. É uma grande oportunidade para uma startup Argentina competir com os mercados que participam do cenário internacional, como o G20, e mostrar que podemos vencer com a capacidade das nossas empresas e tecnologias de qualidade global. Esse reconhecimento nos honra e nos faz comemorar e continuar trabalhando. Nosso modelo já foi validado em oito países e por mais de mil clientes, porém há muito mais por vir”, afirma o fundador e CEO da Moova, Antonio Migliore. O executivo acrescenta: “usando a tecnologia de última milha, minimizamos o número de veículos nas ruas, reduzindo as emissões de poluentes para continuar apostando na sustentabilidade como um eixo inclusivo das cidades do futuro”.
Um dos objetivos do G20 Digital Innovation Network é encontrar as 100 novas empresas mais promissoras em cinco setores prioritários: saúde, energia renovável, sociedade inteligente, inclusão financeira e cadeia de suprimentos. A Moova soluciona as questões das entregas ao inovar com um sistema de otimização baseado em Inteligência Artificial e tecnologia avançada.
“Nossos algoritmos permitem que as empresas de logística melhorem sua eficiência ao pegar novos pacotes à medida que suas vans e carros vão ficando vazios, ao longo de suas rotas. Assim, eles aproveitam muito melhor sua capacidade de entrega, uma otimização de até 40%, de acordo com os próprios motoristas”, explica Migliore. “À medida que o serviço cresce, essa capacidade continua a melhorar, as rotas ficam mais curtas e as emissões de carbono diminuem. Temos uma equipe de engenheiros e matemáticos aprimorando a tecnologia diariamente para impulsionar ainda mais a mobilidade urbana de maneira segura e sustentável na região”, acrescentou.
Com um crescimento contínuo desde seu lançamento, em 2019, atualmente a Moova opera no México, Colômbia, Argentina, Chile, Peru, Uruguai, Bolívia e Guatemala. Nos próximos meses, a companhia planeja abrir novos mercados e expandir sua atuação para os Estados Unidos e para o Brasil.
Em junho deste ano, a empresa recebeu um investimento de US$ 10 milhões, liderado por alguns dos principais investidores e aceleradoras da América Latina para continuar se consolidando como líder de tecnologia em logística na região e desenvolver o plano de expansão da sua plataforma SaaS (software como serviço). Nesta rodada, a empresa somou investidores dos EUA, Europa e Ásia, entre eles Movile, Alaya Capital, FJ Labs, Wayra Telefónica, Matterscale, Kalei Ventures, IThink, Parser Digital, Reflect Ventures, Murchinson VC, Insudpharma, Cosmen Family Office/National Express e Tasa Logística.