quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Calçados Bibi acelera o passo

Por Anderson Orrico

A Calçados Bibi, responsável por exportar para mais de 70 países e com fábricas em Cruz das Almas (BA) e Parobé (RS), fechou o primeiro semestre deste ano com crescimento de 42% nas exportações em relação a 2021. Especializada na fabricação e comercialização de calçados para crianças de 0 a 9 anos, a rede destina 22% dos 2,5 milhões de pares produzidos no ano para o exterior e a unidade baiana, com 690 profissionais, é responsável por 60% de toda produção.

“No primeiro semestre deste ano a Bibi teve incrementos interessantes. De janeiro a agosto, as exportações de pares de calçados da marca cresceram 18%, em relação ao mesmo período de 2019. Além disso, a expectativa da rede para este ano é exportar aproximadamente 28% a mais pares que 2019, e 19% a mais em dólares. O resultado favorável superou as expectativas diante dos grandes desafios do mercado estrangeiro e brasileiro”, diz  a presidente da Bibi, Andrea Kohraulsch, que mesmo não detalhando o faturamento anual, revela que houve um crescimento  de 56%.

A Calçados Bibi também viu o aumento na busca por seus produtos com a volta das atividades presenciais em larga escala no Brasil. Consequentemente, houve um crescimento nas vendas em toda a rede de calçados infantis, que registrou um incremento de 56% no faturamento do grupo, englobando as exportações, as 150 operações de franquias situadas no país e na América Latina, e as vendas para negócios multimarcas.

Além dos envios de produtos para todos os continentes do mundo, a marca enxerga na expansão de lojas exclusivas para outros países uma estratégia para levar as diferentes coleções de calçados e acessórios aos consumidores. Recentemente, a franquia chegou ao Chile com a abertura da primeira operação física, totalizando 17 unidades estrangeiras.

Para implantar uma franquia da rede, o investimento inicial é de R$ 550 mil e foco em shopping centers de grandes cidades. Atualmente, conta com 153 lojas no Brasil e no exterior, canal de e-commerce e distribuição em mais de 70 países. Na Bahia, sete lojas podem ser encontradas, sendo quatro em Salvador e as demais em Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista.

Planos

Andrea conta que o objetivo é romper barreiras. “Em 2022, a Bibi manteve os planos traçados ainda antes da pandemia, de expansão internacional, por meio das lojas licenciadas, focando nos países da América Latina e Portugal. Queremos ter, ao menos, 100 lojas nestes mercados até 2030 e neste ano estão previstas 10 inaugurações. Atualmente são oito lojas no Peru, seis no Equador, uma na Guatemala e uma no Chile. Recentemente, foi lançado o primeiro e-commerce internacional durante a pandemia, no Chile. Vislumbramos as necessidades de expansão não apenas do varejo físico, mas também digital. Sendo assim, também prevemos expandir o licenciamento do nosso e-commerce internacional”, detalha.

Entre os principais desafios de 2022, a marca enfrentou a inflação e teve que adequar o atendimento das indústrias para atender com qualidade rapidez alta demanda. “Por meio de investimentos em infraestrutura, na contratação de profissionais e capacitações realizadas nos primeiros meses do ano, foi possível suprir. Moda foi um dos setores que enfrentou um grande desafio em 2020 e no primeiro semestre do ano passado, fazendo com que as empresas tivessem que se reinventar e inovar em um cenário que diminuiu a demanda por itens como roupas e calçados. Neste caso, como estávamos bem adiantados com os projetos de transformação digital, isso auxiliou de forma efetiva no atendimento ao consumidor por canais diferentes, proporcionando praticidade, conforto e toda a segurança necessária para o momento”, avalia a presidente.

Calçados Bibi

Há 73 anos no mercado calçadista infantil, a empresa, que também tem uma fábrica em Parobé (RS), é referência no segmento varejista infantil, em projetos de transformação digital, em atendimento ao cliente e produtos livres de substâncias. A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos e conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço.

Leia AQUI mais conteúdos exclusivos! 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas