quarta-feira, janeiro 15, 2025
quarta-feira, janeiro 15, 2025

Cesar e Kyvo anunciam parceria para atender o mercado de corporate venture capital

A Kyvo, plataforma de inovação que habilita empresas a gerar experiências por meio de projetos e programas inovativos, soluções digitais e aceleração de startups, e o Cesar, centro que forma pessoas e impulsiona organizações potencializando suas estratégias digitais, anunciam uma parceria por meio de oferta co-branded para desenvolver e implementar projetos de inovação para corporações brasileiras.

Batizada como Arbos, a meta é atender as demandas de Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building, que atualmente é a forma mais evoluída do relacionamento entre startups e grandes empresas. A modalidade está crescendo de maneira considerável, e hoje mais de 30% das ofertas de investimento em startups possuem uma companhia de grande porte envolvida.

Com a Arbos – Corporate Venture Solutions, o objetivo é gerar soluções de ponta-a-ponta, estruturando projetos de CVC e CVB. E diferente de outras consultorias, a parceria entre Cesar e Kyvo foca na entrega de todo o ciclo e camadas de uma estratégia de desenvolvimento de inovação aberta, com impacto positivo. Isso porque a Antropologia, Design e Ciências Sociais são parte da abordagem dos projetos. Além disso, a Arbos conta com mais de 1300 especialistas em tecnologia, design, inovação e negócios.

“Juntamos investimentos corporativos em uma atuação conjunta com startups numa jornada assistida para acelerar negócios e indicadores de impacto socioambiental em escala mundial. Desenvolvendo e executando toda a estratégia de inovação do plano ao desenvolvimento de hardware ou software”, afirma o CEO da Kyvo Design-driven Innovation, Hilton Menezes. “As startups vêm passando por um momento de alta já há alguns anos, recebendo fortes investimentos e trazendo soluções totalmente inovadoras para os mais variados mercados. Com a Arbos, entendemos que estamos ajudando as startups a darem um passo além e caminharem para uma próxima grande etapa”, diz o CEO do Cesar, Eduardo Peixoto.

As soluções oferecidas por meio da parceria de oferta de co-branded compreendem Diligência Técnica, Mapa de Desafios (que conta com a utilização de framework proprietário), Inteligência Artificial na busca de soluções e Squad sob demanda, que prevê a alocação de especialistas técnicos de acordo com a necessidade da corporação.

Um dos diferenciais deste produto, além do corpo técnico com mais de 1.300 especialistas, será a utilização da Inteligência Artificial, que por meio de um banco de dados proprietário com mais de cinco bilhões de data points, promoverá conexões para o desenvolvimento da jornada de investimento ou criação de startups e spin-off. Da tese a execução, a plataforma se torna uma das maiores bases de dados para o ecossistema brasileiro.

Nos últimos dez anos as startups e os investimentos de venture capital, o chamado capital de risco, cresceram de forma acelerada no Brasil. Já o Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building, mais recentemente se tornaram a nova fronteira para empresas maduras que olham para a inovação.

Só para ter uma ideia, os investimentos globais em CVC cresceram 142% no ano passado, alcançando a marca de U$169 bilhões investidos, segundo o relatório State of CVC, da plataforma americana CB Insights. Em 2020, o corporate venture ampliou sua busca por consultorias de inovação com metodologias ágeis e KPIs de impacto socioambiental.

O número de CVCs no país cresce rapidamente, especialmente em setores com muita interação com os consumidores, como é o caso dos serviços financeiros, varejo e bens de consumo. Somente no primeiro semestre, 13 empresas que pertencem ao índice do Ibovespa fundaram CVCs apenas no primeiro semestre de 2022, ante oito durante todo o ano de 2021, com volume de investimento ultrapassando R$ 1,3 bilhão, segundo dados da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP). As empresas que compõem esse portfólio são Renner, TOTVS, Banco do Brasil, entre outras.

“Nossa estratégia ao criar a Arbos é auxiliar as empresas com projetos que envolvem todo o ciclo de inovação, desde pesquisa, formação de pessoas, experimentação e desenvolvimento de novos modelos de negócios”, finaliza o CEO doCesar, Peixoto.

Cesar

Centro de inovação que há mais de 25 anos transforma pessoas e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais. Por meio de um time diverso e multidisciplinar de mais de mil e trezentos colaboradores, desenvolve soluções com qualidade e impacto para os negócios, articulando talentos e conhecimento nos ecossistemas onde está inserido. Atua ao longo de todo o ciclo de inovação, desenvolvendo soluções que apoiam organizações em qualquer nível de maturidade digital que se encontre.

A organização faz parte do Porto Digital – parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa. O Cesar também possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a Cesar School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo. Além disso, o Cesar  também atua na aceleração de novos negócios.

Kyvo

Fundada em 2015, a Kyvo Design-Driven Innovation é uma plataforma de inovação global formada por profissionais de perfil multidisciplinar. A oferta de serviços se dá em três especialidades: consultoria de inovação, aceleradora corporativa e gestão estratégica da comunicação e reputação de marcas, contemplando todo o ecossistema do negócio.

Faz uso de metodologia baseada na Antropologia e Design, em que o foco é o desenho de produtos e serviços por meio de processos colaborativos com visão centrada no ser humano. Além da sede em São Paulo, a Kyvo possui escritório em Lisboa (Portugal) e conta com fortes parcerias internacionais no Vale do Silício, Londres, Miami e Tel Aviv, alguns dos principais centros de inovação do mundo.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas