A retomada do turismo é um dos fatores que tem trazido avanços para o negócio da MaxMilhas, travel tech que oferece descontos e opções inteligentes em passagens aéreas, hospedagens e pacotes de viagens. Conhecida principalmente pelos descontos em passagens a partir da intermediação na venda de milhas, a empresa começou a lançar novos produtos em julho de 2021, com sua plataforma de pacotes. Em agosto do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição, uma startup que permite ao viajante pedir descontos no valor da hospedagem em hotéis, pousadas e resorts, iniciativa inédita no Brasil. Agora, a MaxMilhas comemora um ano de funcionamento da plataforma e celebra os resultados positivos da expansão do negócio.
Apenas entre janeiro e julho de 2022, o faturamento da vertical de hotéis da MaxMilhas cresceu 249%. Além disso, a alta temporada no meio do ano fez dobrar as reservas na plataforma, que registrou crescimento também em agosto, mês geralmente considerado pouco expressivo para o turismo.
As perspectivas são ainda melhores: segundo Andrea Mattei, Diretor de Hotéis da travel tech, a tendência é que o mercado continue em retomada, com oportunidade de crescimento de até cinco vezes no volume de vendas até dezembro deste ano, em comparação ao primeiro mês de 2022. “O recurso de ‘pedir desconto’ da plataforma é o nosso grande diferencial. Nenhuma outra empresa conta com vantagem como esta para a reserva de hospedagens online. Já somos referência em passagens aéreas baratas e, com isso, queremos consolidar a MaxMilhas como uma plataforma completa que oferece experiências de viagens com tecnologia e inteligência”, afirma.
Os resultados do negócio refletem também no bolso dos consumidores. Em um ano de atuação da plataforma de hotéis, os clientes da MaxMilhas já economizaram mais de R$ 130 mil só com o recurso de pedir desconto, em que os viajantes podem conseguir até 20% de abatimento no valor da reserva. Atualmente, cerca de 35% das compras são feitas dessa maneira.
“Uma das estratégias da MaxMilhas é fazer parcerias comerciais que permitem essa negociação de preço entre o consumidor e os estabelecimentos. É um processo automatizado e simples para ambos os lados, mantendo a proposta de inovação no turismo da empresa”, explica Andrea Mattei.
Reservas em um ano
Segundo levantamento da MaxMilhas, as hospedagens mais populares entre os viajantes são os resorts, que concentram 32% das reservas. O destaque deste tipo de hospedagem acompanha a alta observada pela Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts), que registrou aumento de 25% na taxa de ocupação dos empreendimentos associados no segundo trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2019, pré-pandemia.
Entre os meses de agosto de 2021 e 2022, os destinos mais buscados para hospedagens na plataforma foram Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Seguro (BA), Gramado (RS), Natal (RN) e Atibaia (SP). Juntas, as cidades representam 41% das vendas.
Ainda de acordo com Andrea Mattei, a empresa acompanha essas tendências entre os clientes e do mercado como um todo para continuar oferecendo outros diferenciais aos viajantes. “No segundo semestre de 2022, vamos continuar aprimorando o produto por meio do investimento em tecnologia para gerar maior automatização no processo de reserva de hospedagens e melhorar experiência do cliente, que pode esperar mais agilidade na plataforma”, completa o Diretor de Hotéis da MaxMilhas.
MaxMilhas
Plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas mais econômicas, que oferece combinações inteligentes de tarifas, entre elas, passagens emitidas com milhas de pessoas cadastradas no site. Em 2021, ainda na superação da pandemia da Covid-19, lançou novos produtos: pacotes exclusivos de viagens e reserva de hotéis no mundo todo com descontos. Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), revolucionou o mercado de viagens sendo o primeiro marketplace de passagens aéreas com milhas para o consumidor final e já realizou quase 10 milhões de viagens.
Ao longo de sua trajetória, a travel tech integrou o programa da Endeavor (2017), foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards (2017), entrou no ranking das revistas Época Negócios e PEGN das “100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho” (2018), conquistou o Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação (2018) e foi escolhida, em 2021, pela 4ª vez consecutiva, uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais, seguindo no top 10 do ranking regional do GPTW. A empresa também integra o ranking nacional do GPTW de melhores empresas de Tecnologia para se trabalhar, além do ranking de Hotelaria e Turismo.