Pelo segundo ano consecutivo, a Amcham foi eleita o melhor ecossistema de inovação do Brasil pela 100 Open Startups. O primeiro lugar do ranking é atribuído ao hub de inovação mais lembrado pelos líderes de startups no critério efetividade em conexões estratégicas no âmbito de open innovation.
“O critério adotado pelo ranking é a eficiência da conexão em escala do hub de inovação aberta. A Amcham foi o ecossistema de inovação mais citado como efetivo por startups e corporações que buscam expandir suas redes estratégicas de colaboração, seja através de investimentos, parcerias ou mentorias”, comenta Marcelo Rodrigues, Diretor de Inovação e Novos Negócios da Amcham.
O que é o ranking 100 Open Startups
O Ranking 100 Open Startups é o maior ranking corporativo da América Latina, com mais de 25 mil startups e sete mil corporações participantes. Ele é publicado anualmente e destaca as 100 melhores e mais atraentes startups do mercado segmentadas em mais de 20 categorias, além de grandes corporações e ecossistemas de negócios.
É contabilizado um ponto para cada ecossistema se uma corporação ou startup (dentre as premiadas) confirma que o hub contribuiu com ações eficientes para a conexão com a inovação. Em 2021, a Amcham somou 46 pontos, ficando um ponto à frente do segundo colocado. Já em 2022, subimos para 130 pontos, ficando com uma vantagem de 52 pontos. O aumento expressivo sedimenta o crescimento contínuo do ecossistema de inovação da Amcham e do potencial das nossas ações voltadas para inovação.
Confira a lista do Top 10 Ecossistemas de Inovação do Brasil:
1. Amcham Brasil – 130 pontos
2. InovAtiva Brasil – 78 pontos
3. Cubo – 73 pontos
4. FIEMG Lab 4.0 – 65 pontos
5. Sebrae – 56 pontos
6. InovaBra Habitat – 50 pontos
7. AHK Câmara Brasil Alemanha – 44 pontos
8. Startout Brasil – 37 pontos
9. Endeavor – 34 pontos
10. Distrito – 30 pontos