quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Franquias têm redução de imposto: saiba como aproveitar o momento

Com a chegada de 2023, boas notícias aguardam quem tem espírito empreendedor. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022 o faturamento das franquias no país foi 16,8% maior do que em 2021, somando R$ 48 bilhões, com crescimento em todos os 11 segmentos de atividade do setor.

Somando ao momento desse modelo de negócio, algumas cidades brasileiras reduziram de 5% para 2% a alíquota de Imposto sobre Serviços (ISS) para franquias: Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Goiânia são alguns exemplos. A vantagem fiscal vem se somar a outros quesitos muito interessantes para o investidor.

“Quando você quer empreender e opta por ter uma franquia, tem algumas vantagens, como padronização de procedimentos, organização aplicável e o suporte de uma empresa grande por trás”, lembra a consultora financeira Beatriz Machnick, da BM Finance Group. A empresa tem 10 anos de mercado e escritórios no Rio de Janeiro, Curitiba e Nova York com assessoria e terceirização de departamentos financeiros para empresas de todos os ramos.

“Ao mesmo tempo, uma franquia traz perspectiva de lucratividade apertada, o que pode ser amenizado pelo benefício fiscal concedido agora em algumas cidades. Essa diferença pode ser reverter em lucro se o empresário realmente seguir os devidos protocolos e fizer tudo corretamente.”

Entre os processos recomendados estão a análise criteriosa da documentação contratual e do perfil de negócio proposto, pois é necessário um mínimo de afinidade.

Para Beatriz, “apostar em franquia traz segurança maior de sucesso do negócio seja pela marca, produto ou serviço e padronização – e essa diferença pode refletir no lucro”. Além das franquias, o momento é de grande incentivo ao empreendedorismo como um todo, apesar dos custos altos e da burocracia que penalizam investidores em diversas regiões.

*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e filiais no Rio de Janeiro e Nova York. Com atuação em todo o Brasil desde 2012, a executiva é pioneira na metodologia de Formação de Preços na Advocacia, sendo autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Beatriz Machnick é também professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas