A Americanas recebeu, pelo décimo ano consecutivo, a certificação do Selo Verde do Instituto Chico Mendes, na categoria Ação Socioambiental Responsável. O case “Educação Antirracista e ações afirmativas como ferramenta de redução da desigualdade racial” foi avaliado e auditado sobre sua pertinência, funcionalidade, estratégia, inovação, criatividade, transversalidade, replicabilidade, impacto socioambiental, resultados alcançados e sustentabilidade do projeto.
Além disso, a companhia também foi certificada na categoria Gestão Socioambiental Responsável (subcategoria Gestão Grandes e Médias Empresas), disponibilizada pela primeira vez pelo Instituto, em que forami avaliadas e auditadas políticas socioambientais, atendimento à legislação vigente, responsabilidade social interna e externa, ações socioambientais, desempenho ambiental, educação ambiental e gestão ambiental (resíduos sólidos, energia, recursos hídricos, emissões atmosféricas e conservação da biodiversidade).
O uso do Selo Verde sinaliza para o cliente que a companhia é ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.
Em 2006, o Instituto Chico Mendes desenvolveu o PROCERT (Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável), que tem uma metodologia voluntária de certificação que atesta o desempenho socioambiental com base em critérios ESG previamente definidos.