O Natal é uma das datas mais aguardadas do ano, afinal, com a chegada do 13º salário, os brasileiros ficam ansiosos para fazer as suas compras e com o constante crescimento do comércio digital nos últimos anos, entre os dias 1 e 25 de dezembro, esse mercado registrou um aumento de 33,5% no consumo de e-commerce quando comparado ao mesmo período de 2022, de acordo com um levantamento feito pela Nuvemshop.
Ilana Nasser, CXO e co-fundadora da Vendah, uma plataforma de venda direta que transforma qualquer pessoa em um revendedora no Brasil sem nenhum investimento, destaca que o Brasil está inserido em uma tendência global de expansão. Ela enfatiza que o país possui sistemas sofisticados para respaldar os vendedores, além de contar com marketplaces avançados em diversas áreas, como marketing inteligente, por exemplo.
“O e-commerce no país está experimentando um notável crescimento, impulsionado por variadas tendências e projeções. Estudos indicam que o setor deve expandir-se significativamente, prevendo um aumento expressivo de até 56% até 2024, refletindo a crescente preferência dos consumidores por transações online. Tendências como o foco em práticas ESG estão moldando o cenário das compras online. O aumento do comércio digital não apenas amplia o leque de ofertas, atingindo um maior número de consumidores, mas também proporciona oportunidades significativas de crescimento para as empresas. Essas perspectivas otimistas são respaldadas por levantamentos que destacam não apenas o crescimento em números, mas também a transformação do comportamento do consumidor, com uma crescente preferência por compras por dispositivos móveis e uma maior frequência de transações on-line”, diz.
A executiva também destaca que o aumento do e-commerce no Brasil continuará impulsionado pelos hábitos adotados pelos consumidores, uma vez que o país vive em um cenário no qual as vendas online e offline se complementam. Apesar de a participação das compras online ser atualmente pequena em relação ao varejo como um todo, a rápida e contínua ascensão sugere que esse mercado possui amplas possibilidades de expansão.
Ilana Nasser
Co-fundadora e CXO na Vendah, Ilana tem uma jornada profissional de mais de 15 anos focado em vendas, parcerias e comunicação. Antes de fundar a Vendah colaborou na Endeavor por oito anos sendo responsável pela captação de recursos e pelo relacionamento da organização com seus principais stakeholders. O último cargo na Endeavor foi de Diretora de Engajamento de Rede onde era responsável pelos times de captação, inovação aberta e gestão da rede de mentores, doadores e parceiros corporativos.
Vendah
Fundada em 2021, a Vendah é um app de revenda que transforma qualquer pessoa em um revendedor no Brasil sem nenhum investimento. Ao oferecer produtos novos, materiais promocionais, soluções de pagamento e logística, a empresa torna muito fácil para as pessoas venderem e ganharem dinheiro extra. Em 2023 foram acelerados pela Y Combinator, a maior aceleradora do mundo, e em 2022, foram selecionados para participar do Scale-Up Endeavor 2022, o programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.