sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Espírito Santo cresce e RJ tem queda em fusões e aquisições em nove meses

O estado do Espírito Santo teve um aumento de 40% no número de fusões e aquisições nos nove primeiros meses de 2023 em comparação com o mesmo intervalo, em 2022. De janeiro a setembro deste ano, foram realizadas 21 operações contra 15 nesse período no ano anterior. As transações correspondem a 1,83% do total das 1.142 concretizadas no país.

Nesse estado, os principais setores foram os seguintes: tecnologia da informação (8), óleo e gás (3) e shopping centers (3). Além disso, foram citados na pesquisa serviços empresariais, empresas de energia, instituições financeiras, comida, bebidas e tabaco, hospitais e laboratórios de análises clínicas, companhias de internet e supermercados (todos com uma transação).

Já o Rio de Janeiro registrou uma queda de 6,97% nos três primeiros trimestres de 2023 em comparação com o mesmo intervalo no ano anterior. Nesse período analisado, foram realizadas 80 operações contra 86, em 2022. Esses negócios representam 7% do total.

Os setores que tiveram o maior número de operações no Rio de Janeiro foram os seguintes: companhias de internet (28), tecnologia da informação (10), serviços empresariais (6), empresas de energia (6) e empresas de óleo e gás (6). Outras indústrias citadas no estudo foram instituições financeiras (5), hospitais e laboratórios de análises clínicas (4), telecomunicação e mídia (4), hotéis e restaurantes (2), supermercados (2), químico e petroquímico (1), construção e produtos relacionados (1), produtos de engenharia (1), comida, bebidas e tabaco (1), mineração (1), lojas (1) e outros (1).

“Espírito Santo e Rio de Janeiro são dois importantes estados na Região Sudeste que apresentaram comportamento semelhantes em fusões e aquisições nos noves meses deste ano e chamaram a atenção dos investidores praticamente nos mesmos setores. Ambos tiveram operações realizadas em setores como óleo e gás e empresas de energia, que são vocações regionais. Além disso, companhias de internet e tecnologia da informação também foram negócios concretizados e continuaram sendo o foco dos empresários como parte do processo de transformação digital das empresas. Com o ambiente econômico mais estável, a expectativa é de alta em fusões e aquisições nesses estados no fechamento do ano”, analisa o sócio de mercados regionais da KPMG, Manuel Fernandes.

Estados:

Espírito Santo

  • 2023 – 21
  • 2022 – 15

Rio de Janeiro

  • 2023 – 80
  • 2022 – 86

Total Brasil

  • 2023 – 1.142
  • 2022 – 1.384

Brasil – fusões e aquisições sobem 9,4% no terceiro trimestre

O Brasil registrou 405 fusões e aquisições de empresas no terceiro trimestre de 2023, uma alta de 9,46% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 370 operações desse tipo. As operações domésticas entre organizações brasileiras (256) lideraram essas transações, seguidas de transações de empresas de capital majoritário estrangeiro (123) que adquiriram, de brasileiros, capital daquelas estabelecidas no Brasil.

“Os dados evidenciam um terceiro trimestre mais aquecido que o segundo. As fusões e aquisições estão sendo gradualmente retomadas. É uma alta discreta, porém importante, a qual sinaliza que as empresas estão mais ativas nessas operações e, possivelmente, mais otimistas com a economia. Ainda assim, é possível que 2023 termine com menos operações comparando com total de 2022”, afirma o sócio da área de fusões e aquisições da KPMG no Brasil, Paulo Guilherme Coimbra.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas