quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Tesla e Netflix inauguram balanços das big techs nos EUA

A próxima semana começará com os resultados das grandes empresas americanas de tecnologia, após os bancos darem o pontapé inicial na temporada de balanços em Wall Street. Na agenda econômica, destaque para a decisão de política monetária na Zona do Euro, para a divulgação da prévia da inflação brasileira de janeiro, assim como atividade econômica e preços ao consumidor nos Estados Unidos.

A temporada de balanços referentes ao quarto trimestre do ano passado – o segundo trimestre fiscal de 2024 – segue com Netflix na terça (23), Tesla na quarta (24), Visa e Intel na quinta (25). Todas as empresas farão a divulgação após o fechamento do mercado (por volta das 18h00 no horário de Brasília).

Calendário econômico

A semana será de divulgação da prévia da inflação brasileira medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo de meio mês, o (IPCA-15). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta os dados de janeiro na sexta-feira (26). Em dezembro, o IPCA-15 subiu 0,40%.

A política monetária japonesa e nos países que fazem parte da Zona do Euro entram em destaque. A decisão do Japão será conhecida na segunda, com possibilidade de reversão da política ultra-frouxa, com taxas negativas atuais em 0,10%. Os investidores também ficarão atentos à sinalização ou mudanças na política de controle da curva de juros pela autoridade monetária japonesa.

O Banco Central Europeu (BCE) anunciará sua decisão na quinta, quando poderá trazer mais indicativos sobre quando pode começar o ciclo de cortes nos juros, atualmente em 4,5%.

Nos Estados Unidos, também na quinta, destaque para a divulgação da 1ª prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre e da medida de preços do PCE do período. No terceiro trimestre, a economia dos EUA subiu 4,9% na taxa anualizada.

Na sexta-feira, os investidores americanos estarão atentos ao Índice de Preços PCE de dezembro, a medida preferida de inflação do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). Em novembro, o indicador mensal recuou 0,1%, enquanto o núcleo subiu na mesma magnitude.

Os dados da economia americana poderão sinalizar quando começa o corte de juros nos EUA. Após encerrar o ano com o mercado amplamente esperando o primeiro corte em março, as expectativas agora estão divididas entre março e maio para o anúncio do primeiro corte de 0,25 ponto percentual. Atualmente, a taxa de juros da economia dos EUA está no intervalo entre 5,25% e 5,5%.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas