Com o objetivo de facilitar a linguagem do mercado financeiro para o maior número possível de investidores, a Ável lança em fevereiro sua vertical de inteligência artificial: Ável AI — a primeira ferramenta de inteligência artificial para investidor geral desenvolvida por uma assessoria de investimento no Brasil. Este sistema utiliza a tecnologia big data e machine learning para análises profundas de ações de empresas brasileiras e globais, oferecendo perspectivas técnicas detalhadas e recomendações de compra e venda por meio de termos claros e acessíveis, embasando e simplificando a tomada de decisão.
A Ável AI foi criada em parceria com a startup israelense Bridgewise. Desta maneira, esta nova plataforma oferece um panorama completo das empresas de capital aberto, com foco nos fundamentos, balanço patrimonial e fluxo de caixa. Esses dados são oferecidos de forma direta ao investidor, facilitando o entendimento de quem acessa o material.
“As análises são feitas por meio de algoritmos que consideram mais de 280 parâmetros de cada empresa e são atualizadas até 2 vezes ao dia. Dessa forma, a Ável AI possibilita relatórios atuais e sem vieses, detalhando oportunidades através de textos generativos de fácil entendimento até para pessoas com pouca ou nenhuma experiência com mercado financeiro. O objetivo é agregar valor aos clientes do perfil ’faça você mesmo’, assim como aqueles que não possuem um assessor, mas que agora podem tomar decisões melhor fundamentadas”, explica Vinícius Souto, diretor de marketing da Ável.
O sistema será disponibilizado em três planos: gratuito, premium e pro. Em todos eles, o investidor terá acesso a um resumo do ativo, análise de balanço e interpretação do fluxo de caixa. A conta gratuita é limitada a 10 ativos locais. Já o premium, mediante assinatura, libera conteúdo de 74 empresas nacionais. Por sua vez, o plano Pro contempla todos os papéis listados no Brasil e mais de 36 mil ativos globais. A plataforma será disponibilizada para qualquer pessoa que esteja à procura de conteúdos informativos e isentos sobre mercado financeiro.
“Essa plataforma que analisa diversas ações é o primeiro produto a ser lançado pela nossa vertical de inteligência artificial, mas o objetivo é que sejam desenvolvidas mais soluções dentro desta área da nossa assessoria. Vamos seguir atentos às tendências de big data para desenvolver produtos que atendam às reais necessidades do investidor brasileiro”, destaca Marcelo Cincão, sócio fundador da Ável Investimentos.