Nascida com a proposta de casual dinner, a Água Doce Sabores do Brasil vem colhendo os bons frutos pelo seu atendimento de excelência e referência em gastronomia brasileira. A marca, que neste ano completa 34 anos, celebra o crescimento de aproximadamente 20% em faturamento e 5% no número de novas operações, chegando a cidades como Cuiabá (MT) e Guarapuava (PR). Para este ano, a meta está em ampliar a presença pelo País, com implantação de 10 restaurantes, principalmente em municípios com mais de 100 mil habitantes, e aprimorar a presença digital para melhorar a experiência dos clientes. Em 2024, a empresa almeja incrementar a receita em 20%.
Para este ano, a rede planeja realizar investimentos em diferentes áreas, com objetivo de aumentar o tíquete médio das lojas e, em contrapartida, oferecer experiências de consumo diferenciadas. Dessa forma, a marca lançou em janeiro uma linha de condimentos exclusiva Água Doce, com a proposta de estar presente em todas as fases de consumo do cliente. A iniciativa visa ampliar a presença de marca, proporcionando uma experiência similar à da operação, mas na casa do consumidor. Esta é uma das metas da franquia, que viu no Varejo uma oportunidade de expandir os negócios para além do restaurante. De acordo com o diretor de franquias da marca, Julio Bertolucci, a estratégia permite maximizar o faturamento dos franqueados, já que os produtos são comercializados dentro das unidades, além de ampliar a oferta de produtos.
Outra aposta da Água Doce é a colaboração com personalidades do mundo gastronômico. Repetindo o sucesso de 2023, a rede renovou a parceria com o chef e apresentador Edu Guedes. Dessa vez, em seu novo cardápio intitulado ‘Gastronomia que encanta, Brasil que apaixona’ a marca traz uma receita criada e assinada exclusivamente pela celebridade, permitindo aos frequentadores das 80 unidades da rede experimentar o prato ‘Mignon Edu Guedes’.
“Todas as novidades são focadas em potencializar a experiência dos nossos clientes, seja na loja física ou de maneira digital. Notamos que é fundamental ter serviços personalizados, que consigam atender às necessidades de cada consumidor. Dito isso, estamos investindo em uma comunicação moderna, alinhada com o perfil do público-alvo da Água Doce, que são famílias, com ou sem crianças, além de momentos que englobam a confraternização entre amigos, e pessoas que buscam por um local modernizado, mas que transmita aconchego. De olho nisso, estamos também focados em ampliar a rede de restaurantes para mais cidades e regiões. Além disso, fizemos um estudo dos formatos de negócios da empresa, identificando uma nova oportunidade no mercado, que é o modelo híbrido mais enxuto, semelhante a franquia Máster, indicada para implantação em ponto de rua, e o modelo Express, que é destinado aos shopping centers, galerias e hipermercados”, revela Bertolucci.
Em termos de expansão da franquia, a Água Doce visa a implantação de 10 novas operações ao longo de 2024. Com os formatos, a empresa enxerga um gargalo no segmento Food Service, principalmente em shopping centers do País e por negócios mais compactos. No caso dos centros comerciais, a ideia é levar para estes locais a proposta de casual dinner aliada ao fast food, permitindo uma experiência diferenciada nas praças de alimentação. No Estado de São Paulo, por exemplo, o primeiro negócio neste padrão foi aberto em janeiro deste ano, no Iguatemi Shopping, em São José do Rio Preto, cidade interiorana. Já no modelo mais enxuto da operação Máster, a Água Doce desenhou um cardápio mais enxuto, com os principais pratos da rede, porções e drinques em um espaço menor, ideal para cidades menores.
“Neste primeiro semestre já temos programadas cinco novas unidades, que serão inauguradas a partir de fevereiro. Além disso, estamos com leads em processo de seleção, nos mostrando que o segmento de alimentação fora do lar voltou ao auge após anos de desafios. Também estamos atentos aos repasses de lojas, característica usual do setor de franquias. Este movimento nos dá a chance de revitalizar o grupo de empresários da rede, permitindo trazer franqueados com desejo de sucesso e que agreguem novas ideias ao negócio”, explica Julio.
Para quem deseja fazer parte da Água Doce, o investimento do modelo Express é de R$ 594 mil, e do modelo Máster é a partir de R$ 690 mil. Os dois valores incluem a taxa de franquia, capital de giro e instalação. O lucro médio das operações é de 15% a 20%, com prazo de retorno de até 36 meses para o formato destinado aos shoppings e de até 60 meses no modelo híbrido. A rede tem sede em Tupã, no interior de São Paulo, e foi fundada pelo Delfino Golfeto, estudioso e apreciador do universo das cachaças.
Água Doce
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho.
Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.