quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Banco do Brasil é primeiro lugar no ranking ESG

A Insight Comunicação está lançando a edição 2024 do Anuário Integridade ESG. A publicação é resultado de um extenso levantamento e análise de informações públicas sobre as iniciativas das maiores empresas do Brasil nas áreas ambiental, social e governança. O Banco do Brasil ficou em primeiro lugar no ranking. O top 10 das corporações de destaque EGS tem, na sequência, Petrobras, Ambev, Suzano, Caixa, Bradesco, Gerdau, Natura, Santander e Itaú Unibanco.

A edição 2024 do Anuário Integridade contempla a cobertura de mais segmentos da economia e com a publicação de um número ainda maior de cases empresariais vinculados à agenda ESG. Os rankings setoriais destacam as companhias mais bem classificadas em seus respectivos ramos de atuação. O conteúdo abrange dez áreas de negócios: bancário e financeiro; petróleo, gás e biocombustíveis; alimentos e bebidas; papel e celulose; metalurgia e siderurgia; cosméticos; veículos e autopeças; energia elétrica; água, saneamento e gestão ambiental; e varejo.As instituições financeiras desempenham um papel importante na promoção da sustentabilidade em vários setores da economia.

Não por coincidência, estão entre as empresas mais bem colocadas no ranking, seja por, cada vez, vincular e condicionar suas operações, notadamente de crédito, ao cumprimento de metas ESG, seja pelo número de ações voltadas à sociedade e aos seus colaboradores. O setor financeiro e bancário tem cinco representantes no Top 10 do Anuário, seguido pelas áreas de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e Energia Elétrica – esta última subiu quatro posições em relação ao Anuário anterior. Agricultura, Alimentos e Bebidas; e Veículos e Autopeças vêm um pouco abaixo.

Os dados levantados corroboram os esforços do setor de Petróleo e Gás para ampliar suas práticas sustentáveis e desenvolver tecnologias de descarbonização. Por sua vez, o segmento de Biocombustíveis se apresenta como peça central na construção de um futuro energético mais limpo e seguro. Já a principal pauta da indústria de Alimentos é a logística reversa, pois o setor concentra o segundo maior volume de consumo de plásticos entre todas as atividades econômicas. Parcerias com empresas de reciclagem, cooperativas e associações de catadores contribuem para o incremento do percentual de reaproveitamento de embalagens recicláveis.

As principais companhias do setor de Alimentos e Bebidas também têm adequado suas unidades produtivas à agenda ESG, principalmente com gestão hídrica para reduzir o consumo de água e uso de energia limpa nas diversas fases de produção.”Essa edição do Anuário Integridade ESG se consolida como um instrumento de benchmark para as áreas de sustentabilidade das empresas. A publicação permite que os profissionais encontrem referências relevantes de ações e compromissos em temas ambientais, sociais e de governança. E com esse projeto a Insight se posiciona como uma agência comprometida em manter seus clientes na vanguarda da agenda ESG”, diz o CEO da Insight João Pedro Faro.

O Anuário Integridade ESG 2024 está disponível em formato digital no site integridadeesg.com.br e na versão impressa em papel reciclado.

Metodologia

A metodologia desenvolvida utiliza a combinação de ferramentas de bigdata e uso de inteligência artificial para avaliar as iniciativas corporativas e investimentos relacionadas aos eixos ESG. O trabalho de coleta de dados englobou todo o ambiente digital – sites, portais de notícias, páginas especializadas e redes sociais -, além de outras fontes de informação, a exemplo de relatórios de sustentabilidade corporativos. Inicialmente, foi construído um bigdata com mais de 500.000 itens únicos de pesquisa de cerca de 8.000 fontes distintas, relacionando as maiores empresas do Brasil com os principais assuntos da agenda ESG.

A mineração das informações gerou uma base de dados final com 50.000 menções de maior relevância. A essa base de dados foram aplicados algoritmos de inteligência artificial para se chegar ao Índice de Imagem ESG para cada empresa, com parâmetros de page rank, retenção, aderência, alcance e sentimento. A metodologia coloca luz sobre as ações corporativas positivas. Os aspectos negativos em relação ao ESG foram contabilizados de forma a subtrair pontuação das empresas.O Anuário teve o suporte tecnológico da Knewin Inteligência de Dados, empresa de monitoramento detentora da maior base de dados da América Latina, e com o apoio institucional da Fundação Getulio Vargas, a maior instituição de pesquisa do país e terceiro think tank mais importante do mundo. A publicação contou com o apoio master do Bradesco.

Portal Integridade ESG

Lançado em 2022, o portal Integridade ESG (integridadeesg.com.br) é uma plataforma voltada à disseminação de informações sobre as melhores práticas ESG nas empresas e instituições, não só através da maior cobertura das ações ESG nas corporações, como também com a produção de estudos e pesquisas que analisam a temática sob diferentes prismas.

Desde então, Integridade ESG se consolidou como uma publicação referência na área, seja pelo escopo dos temas tratados, seja pela reunião de companhias e líderes empresariais que verdadeiramente conduzem a agenda ESG no Brasil. O portal produz diariamente matérias, entrevistas com executivos, cobertura de eventos, organização de webinares, realização de pesquisas e de estudos técnicos, entre outros.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas