As empresas Mercado Livre, Magazine Luiza e Carrefour são as três mais bem colocadas do segmento do Varejo na edição 2024 do Anuário Integridade ESG, ocupam respectivamente a 18ª, 20ª e 30ª posições em um ranking de 100. A publicação é resultado de um extenso levantamento e análise de informações públicas sobre as iniciativas das maiores empresas do Brasil nas áreas ambiental, social e governança, realizado pela Insight Comunicação.
O Banco do Brasil ficou em primeiro lugar no ranking geral. O top 10 das corporações de destaque EGS tem, na sequência, Petrobras, Ambev, Suzano, Caixa, Bradesco, Gerdau, Natura, Santander e Itaú Unibanco. Os dados do anuário mostram a visibilidade dos setores na temática ESG. Em um levantamento que inclui todos os dados públicos sobre o assunto disponíveis de forma online, o setor varejista centraliza 4,4% do total, posicionado entre os 10 com maior visibilidade, porém de forma menos expressiva comparado à maioria.
Em relação aos assuntos mais identificados na agenda ESG, por eixo, quando se observa o setor varejo, estão efeitos climáticos e preservação ambiental, no campo Ambiental; diversidade de cor/raça e mulheres na gestão, no âmbito Social; e governança corporativa e inovação, na área da Governança. Vale registrar que Mercado Livre e Magazine Luiza são destaques no eixo Social, aparecendo entre as 15 com maior visibilidade.