quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Indústria de eventos é responsável por cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa

O final do ano é tradicionalmente marcado por celebrações corporativas, que servem tanto para reconhecer o esforço dos colaboradores quanto para reforçar o espírito de equipe. A crescente conscientização sobre o meio ambiente chegou, há algumas décadas, também no setor de eventos e as empresas e agências vêm incorporando novas práticas que tendem a diminuir o impacto, incorporando o conceito ESG (Environmental, Social, and Governance).

Os eventos corporativos, sejam grandes conferências, reuniões híbridas ou pequenas confraternizações, podem ter um impacto significativo no meio ambiente. A indústria de eventos é responsável por cerca de 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, o que se deve, em grande parte, ao transporte de participantes e à produção de resíduos.

Estudos apontam que práticas sustentáveis podem reduzir de 20 a 30% dos custos operacionais dos eventos e diminuir de 60 a 80% o desperdício gerado. Outro ponto positivo é o engajamento dos participantes, especialmente da nova geração de profissionais, que valorizam a responsabilidade socioambiental

Iniciativas como gestão integrada de resíduos, redução de materiais impressos, digitalização de processos e neutralização de carbono são algumas das medidas adotadas. “No fim de ano, como são muitos eventos acumulados, uma das coisas que eu mais prezo é a reutilização do enxoval. É importante porque os materiais, em geral, são fáceis de serem modificados e aí se adaptam a diferentes cenografias. Importante que também possam ser doados para serem reutilizados em escolas, por exemplo”, comenta Beta Loyola, CEO da Versão Beta, agência especializada no assunto.

Sustentabilidade também tem a ver com acessibilidade para especialistas. Boa sinalização, rampas e móveis adaptados são fundamentais para que um evento possa ser considerado sustentável de fato.

As empresas, segundo ela, devem ir além de pensar no impacto imediato e considerar como suas escolhas podem refletir um compromisso de longo prazo com um futuro mais sustentável. “Afinal, a celebração pode ser um momento de agradecimento e também de reflexão sobre como os negócios podem ser conduzidos de maneira mais responsável, deixando um legado positivo tanto para os colaboradores quanto para o planeta”, comenta.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas