A parceria entre a empresa brasileira Orbital e a Ankaa, empresa Omani de tecnologia aeroespacial, foi assinada recentemente a ideia é que ambas as empresas trabalhem para transformar o país utilizando inteligência artificial, automação e soluções digitais para alcançar as metas do plano “Omã Visão 2040”, que visa uma digitalização total do país e neutralidade de carbono. A expectativa é que a empresa brasileira abocanhe cerca de R$ 14 milhões pelos cinco anos de contrato.
Vale destacar que essa parceria só foi possível por conta da forte atuação da startup brasileira no país. Presente em Omã desde maio, a Orbital já deixou sua marca na região MENA e GCC, sendo responsável por levar o renomado evento Digitalks à capital, Mascate. “Vamos atuar acelerando o crescimento desta parceria comercial, especialmente no setor tecnológico, levando para a região todo o conhecimento e know-how que a Orbital e o mercado brasileiro podem proporcionar”, resume Wallace Erick, sócio fundador da Orbital.
Para esta parceria, a ANKAA oferecerá suporte completo à Orbital, garantindo que a empresa brasileira possa desenvolver todas as soluções digitais propostas pelo Governo de Omã, entre elas: a criação de uma plataforma integrada ao Governo, uma espécie de Detran que atuará em conjunto com a Polícia Real Omani; o desenvolvimento de uma nota fiscal para o país, similar a nota fiscal eletrônica que temos no Brasil, e a incorporação de inteligência artificial nos sistemas governamentais, uma das principais prioridades no plano “Omã 2040”. A tecnologia será aplicada desde a área da saúde, para agilizar o atendimento da população, até na administração pública, promovendo maior transparência e eficiência nos processos governamentais.
Além disso, a IA é um pilar central na diversificação econômica e na transição para uma economia baseada em tecnologia e inovação, reforçando o posicionamento de Omã no cenário global e alinhada aos objetivos de Omã, a Orbital também se destaca por ser pioneira na neutralização de carbono, através da “Orbital Carbon Neutral Initiative”, iniciativa pioneira de promoção e desenvolvimento de tecnologia sustentável. Em um setor onde a busca por soluções sustentáveis ainda é desafiadora, a empresa já compensa 100% das suas emissões de CO² de todos os seus projetos, de ponta a ponta.
Há muita sinergia entre os países e a proposta da start-up é contribuir com a visão brasileira e tecnológica em um país repleto de oportunidades e ajudar a fortalecer a imagem do país frente ao mundo por meio de projetos completos, sustentáveis e de alto valor agregado. “Estamos confiantes de que, com o avanço das parcerias entre os países, o intercâmbio comercial entre as regiões pode ultrapassar US$ 20 bilhões anuais,” afirma Vini Luiz, cofundador da Orbital.
Além disso, a chegada da Orbital a Omã também traz uma solução para um desafio crítico: a perda de jovens talentos. Culturalmente, os jovens deixam o país para estudar e, consequentemente, permanecem nestas regiões com oportunidades melhores, na Europa e nos Estados Unidos. Para conter esse movimento, a Orbital, também em parceria com a ANKAA, está colaborando com um laboratório técnico, que funcionará como um espaço voltado para formação de novos desenvolvedores, especialistas em UI/UX, gestores de projetos, entre outras qualificações.
“É um mercado com muito potencial, teremos a chance de criar uma base muito forte de profissionais qualificados para permanecer em Omã e desenvolver tecnologia para o país. Vamos estruturar esse projeto com muita responsabilidade, porque entendemos a importância dele para o futuro do país”, afirma Wallace Erick.
O projeto pretende oferecer capacitação profissional, dando aos jovens omanis a chance de se desenvolverem e construírem suas carreiras dentro do próprio país. A ideia é não apenas qualificar, mas criar oportunidades para que esses talentos possam prosperar sem precisarem abandonar suas raízes.
“Estamos levando nosso conhecimento e experiência para oferecer aos jovens de Omã novas habilidades,” explica o representante da Orbital Middle East, Eduardo Pimenta. “É um país vibrante, com muito potencial e com um grande futuro sendo construído. Queremos desenvolver competências em tecnologia e gestão para que possam crescer e contribuir com o desenvolvimento do país. Acreditamos que, com essa parceria, podemos colaborar muito com o mercado interno e ajudar Omã a reter e desenvolver grandes talentos”, finaliza Pimenta.
Orbital
Unindo suas paixões por construir projetos, Vinicius e Wallace fundaram a Orbital em 2019 e definiram como o conceito principal da empresa a ideia de ajudar empreendedores a tirarem suas ideias do papel de maneira rápida, personalizada e acessível. Hoje, a Orbital é uma “all-in-one tech provider”, uma empresa de tecnologia disruptiva que está mudando o jogo no cenário tech levando inovação direto para as empresas de uma forma diferente, redesenhando o futuro e reinventando o convencional.