O grupo Magalu lança, nesta quinta-feira, mais uma empresa para seu portfólio. É a operadora logística Magalog. A companhia transforma os ativos logísticos próprios e frutos de aquisições em um operador logístico, que já nasce como um dos maiores do Brasil – com mais de 3 bilhões de reais de faturamento e 70 empresas em sua carteira de clientes, sendo o Magalu um deles.
Com 21 centros de distribuição, dois hubs nacionais, 20 hubs regionais, 153 bases operacionais parceiras, 6 000 veículos utilizados diariamente, 9 000 colaboradores CLT e mais de 3 500 colaboradores parceiros, a Magalog vai entregar em 3 800 municípios do Brasil – o que corresponde a 95% do PIB nacional, para operações de entrega leve e pesada. Em 139 municípios, a empresa fará entregas ultrarrápidas, em até de 2h. Nos últimos seis anos, o Grupo Magalu investiu cerca de 1 bilhão de reais em logística.
“O Magalog nasce com a missão de escalar a capacidade logística do Magalu, por exemplo, reduzindo, ainda mais, nosso prazo de entrega e nível de serviços – que já são reconhecidos como dos melhores do Brasil. Vamos simplificar a operação e transformar um centro de custo em uma operação que gera receita para o grupo Magalu”, afirma Márcio Chammas, diretor-executivo do Magalog. “Estamos reunindo os ativos das empresas que o Magalu adquiriu e aqueles que investiu ao longo de 60 anos de história. Vamos potencializar toda a capacidade logística em uma empresa que atua em todo o Brasil.”
Entre os clientes do Magalog estão Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM!, Centauro, Petlove, Petz, China in Box, Cobasi, Coco Bambu, Electrolux, Evino, Frigelar, Soma, Infracommerce, Zara, Dafiti e Privalia. A empresa já nasce líder nos segmentos de pet, artigos esportivos, eletrônicos, linha branca e móveis.
O Magalog vai oferecer quatro serviços principais:
Armazenagem e fulfillment: gestão integral do estoque de sellers de marketplaces, garantindo a melhor estratégia de distribuição de sortimento e utilizando a estrutura dos centros de distribuição do Magalog para otimização operacional.
Entrega ultrarrápida: serviços de entrega a partir de pontos urbanos (lojas ou dark-stores), cobrindo um raio de até 10Km da loja, e oferecendo as modalidades de entrega em até 2 horas ou entrega no mesmo dia (same-day). A entrega ultrarrápida utiliza uma plataforma proprietária em que mais de 60 mil entregadores estão conectados no modelo em nuvem (uberização), garantindo muita elasticidade aos clientes.
Entrega Rápida Leve: entrega de pedidos até 30Kg com uma capilaridade nacional, com uma estrutura de 2 hubs nacionais, 22 hubs regionais e mais de 150 parceiros locais – com o atendimento diário de 3 800 municípios no Brasil e prazos de até 48h nas principais cidades. A frota total em campo das operações leves é de 4 500 veículos diariamente.
Entrega Rápida Pesada: entrega de pedidos acima de 30Kg, com capilaridade nacional (3 800 municípios) e que conta com uma rede ativa de 350 micro-transportadores distribuídos por todo território nacional, e uma frota de 1 250 veículos em rota.
Magalu
Empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de mais de 1.250 lojas, em 20 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 340 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O App da companhia é acessado por mais de 50 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.