A Fictor Alimentos, empresa brasileira fundada em 2024, anuncia sua estreia na B3 com o código de negociação FICT3. A operação aconteceu por meio de uma reorganização societária, na qual houve a alienação do controle de companhia já listada na bolsa, além de cisão das atividades para outra empresa.
Na prática, a Fictor Alimentos “herdou” o ticker anterior na bolsa, iniciando assim sua trajetória já como uma empresa listada.
A companhia chega ao mercado com uma proposta voltada para a diversificação de investimentos no setor alimentício. A empresa atuará como controladora ou investidora em participações societárias relevantes, com função de administrar estrategicamente um portfólio de investimentos, sempre com o objetivo de aumentar o valor e a eficiência do grupo de empresas controladas.
A Fictor Alimentos estreia na B3 como uma holding pura, com a finalidade de captar recursos para fazer essas alocações estratégicas.
Resultado de uma operação societária inovadora, a companhia surgiu após a Fictor Holding S.A. e a AQWA Capital Holdings LLC (nova denominação de Conquest Holdings LLC) comprarem, por R$ 20 milhões, cerca de 76% das ações da Atom Empreendimentos e Participações S.A., também conhecida como Atompar. Com a aquisição, foi aprovada a alteração da denominação social da empresa, que passou a se chamar Fictor Alimentos S.A., focada no setor de proteína animal.
Assim, o ticker ATOM3 foi atualizado na quinta-feira (19) para FICT3 na bolsa brasileira. É importante dizer que as ações da companhia subiram 267% desde o anúncio da eleição do novo Conselho de Administração e da nova Diretoria Executiva no fim de outubro. Além disso, o ativo já acumula alta acumulada de 558% neste ano, enquanto o Ibovespa, principal índice acionário da B3, cai 4,87% em 2024 — considerando o fechamento de 17 de dezembro.
A Fictor Alimentos planeja inicialmente investir em companhias no setor de aves, mas seu plano estratégico visa também diversificar operações, investindo em outros segmentos do setor de proteína animal, como pescados, reduzindo riscos e ampliando oportunidades.