quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Stellantis apresenta os primeiros veículos híbridos-flex desenvolvidos em Minas Gerais

Em encontro realizado ontem em Belo Horizonte, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, apresentou ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, os primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid. Desenvolvidos pelo Centro de Engenharia da Stellantis na América do Sul e produzidos no Polo Automotivo de Betim, os modelos Fiat Fastback e Fiat Pulse híbridos combinam biocombustíveis e eletrificação, representando um marco para a indústria automotiva brasileira.

O lançamento dos novos modelos híbridos-flex reforça o protagonismo do Polo Automotivo de Betim, que se consolida como centro global de desenvolvimento de tecnologias híbridas e elétricas da Stellantis, dando continuidade ao seu legado com soluções inovadoras para oferecer mobilidade limpa, segura e acessível na América do Sul.

Além de impulsionar a indústria nacional, o lançamento do Fiat Fastback e Fiat Pulse híbridos materializam os esforços da Stellantis na descarbonização acessível da mobilidade. Os novos modelos híbridos-flex combinam performance, eficiência e custo-benefício, sendo fruto de um desenvolvimento nacional e os primeiros híbridos pensados sob o ponto de vista da realidade brasileira, potencializando a vantagem competitiva das características e recursos do país, como o etanol e a energia elétrica limpa.

Durante o encontro, Cappellano também apresentou uma proposta para a criação de um grupo de trabalho envolvendo a Stellantis, Sindipeças, FIEMG e o Governo de Minas Gerais. A iniciativa busca atrair fornecedores de alta tecnologia para o estado, fortalecendo a cadeia produtiva automotiva e consolidando Minas Gerais como uma região estratégica para o desenvolvimento da indústria automotiva na América do Sul.

Com os investimentos recordes de R$ 14 bilhões destinados ao Polo Automotivo de Betim, o maior da história da fábrica mineira, a Stellantis reafirma seu compromisso com o futuro da mobilidade sustentável. O montante faz parte do ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela empresa na América do Sul, que impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains e 4 plataformas, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

“O investimento contínuo da Stellantis na nacionalização de tecnologias, na expansão da cadeia de fornecedores e no desenvolvimento de soluções para acelerar a descarbonização da mobilidade está impulsionando a indústria automotiva nacional. Com este novo aporte no Polo de Betim para os próximos cinco anos, daremos continuidade ao extraordinário legado desta fábrica, reforçando sua importância para o crescimento econômico e industrial de Minas Gerais e do Brasil”, destacou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Polo Automotivo de Betim

Durante a reunião, também foram destacados os principais marcos do Polo Automotivo de Betim, que completou 48 anos em julho de 2024. Entre os destaques estão: a produção acumulada de mais de 17,5 milhões de veículos, dos quais mais de 4 milhões foram exportados para 37 países, e a fabricação de sete modelos (Fiat Strada, Argo, Mobi, Pulse, Fastback, Fiorino e Peugeot Partner Rapid).

Reconhecida como referência em tecnologia automotiva no mercado brasileiro, a fábrica de Betim é uma das maiores plantas da Stellantis no mundo. Atualmente, a unidade conta com mais de 120 fornecedores na região e emprega cerca de 16 mil pessoas, representando mais da metade da força de trabalho da empresa na América do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas