sexta-feira, fevereiro 21, 2025
sexta-feira, fevereiro 21, 2025

Segurança em alta: CT da Abapa promove capacitação sobre legislação do trabalho em silos

O Projeto Setorial de Armazenamento de Grãos iniciou suas atividades de 2025 com o primeiro treinamento do ano, realizado nesta quinta-feira (21), no Centro de Treinamento e Tecnologia (CTT) da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em Luís Eduardo Magalhães.

Mais de 50 representantes das 22 fazendas produtoras de algodão que integram o projeto, participaram do encontro, que teve como tema a legislação trabalhista e seus impactos nas operações de armazenamento de grãos e segurança em silos. O objetivo foi reforçar a segurança no setor, diante do aumento da incidência de acidentes, como soterramento e asfixia mecânica.

“Esses encontros são voltados para as equipes técnicas e de gestão das fazendas, com foco em temas essenciais como o gerenciamento de riscos e a segurança no trabalho. Além de discutir as Normas Regulamentadoras, o treinamento inclui a elaboração de diagnósticos de segurança e saúde do trabalho e o planejamento para implementar soluções eficazes. A capacitação de trabalhadores e supervisores também faz parte do processo, sempre para fortalecer a cultura de prevenção de acidentes”, explicou Douglas Vieira, gerente do CTT da Abapa.

Durante o treinamento, o instrutor Aledson Damasceno Costa destacou a importância do conhecimento técnico para empregadores e trabalhadores. “Conversamos sobre segurança do trabalho, seus aspectos e impactos. Apresentei conceitos essenciais para que todos compreendam os desafios e saibam como enfrentá-los”, afirmou.

“A legislação de segurança em silos é um aspecto fundamental e precisa ser amplamente discutida”, pontuou Fernanda Fernandes, gestora da área de saúde e segurança do Serviço Social da Industria (Sesi Bahia), que ressaltou que o treinamento atende a mais uma etapa do projeto, que visa mitigar riscos e reduzir o número de acidentes.

“Esse treinamento traz uma visão diferenciada dos riscos dentro das unidades armazenadoras. Com esse conhecimento, conseguimos promover melhorias estruturais e reforçar a segurança no dia a dia dos trabalhadores”, destacou Denilson Silvino dos Santos, coordenador de QSSMA do Grupo SLC Agrícola.

Para o gerente de produção do Grupo Ceolin Bahia, José Hermínio Costa Freire, o encontro também impacta os funcionários. “Ficamos satisfeitos com essa preocupação da Abapa e do Sesi. Esse conhecimento será levado para nossas unidades, garantindo um ambiente mais seguro para nossos trabalhadores”, afirmou.

Para o engenheiro de segurança do trabalho do Grupo Horita, Fabrício Alencar Ferreiras de Souza, a capacitação contribui para a conscientização sobre os riscos no setor. “Mesmo com treinamentos internos, essa iniciativa agrega ainda mais conhecimento e fortalece a cultura de segurança dentro das empresas”, concluiu.

Proteção e informação

Criado em 2024, o Projeto Setorial de Armazenamento de Grãos surge como uma iniciativa do Serviço Social da Industria (Sesi Bahia), em parceria com a Abapa, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação das Empresas do Centro Industrial do Cerrado de Luís Eduardo Magalhaes (Aciclem) e Associação das Empresas do Distrito Industrial de Barreiras (Adib) contam com o aporte financeiro da Cargil, para os produtores de algodão. O projeto foi idealizado em resposta ao crescente número de acidentes relacionados ao armazenamento de grãos e à segurança em silos no país, especialmente considerando que mais de 300 silos foram instalados apenas no Oeste da Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas