A filósofa, escritora e professora Djamila Ribeiro foi convidada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) para integrar, como professora visitante, o Programa de Professores e Acadêmicos Visitantes Dr. Martin Luther King Jr. Ela será a primeira brasileira a participar da iniciativa, criada em 1991 para reconhecer acadêmicos de destaque.
Graduada e mestra em Filosofia Política pela Unifesp, Djamila inicia as atividades no próximo semestre, com contrato de um ano — renovável por mais um. Em suas redes sociais, celebrou a conquista: “Poder viver isso é uma grande conquista que abraço com muita gratidão”, escreveu.
A indicação partiu do Departamento de Estudos de Mulheres e Gênero, com apoio dos departamentos de Filosofia, Literatura e Arquitetura e Urbanismo. A aprovação de seu nome no colegiado foi unânime. Além da nova posição no MIT, Djamila também é professora convidada na New York University (NYU).
Autora de obras como Lugar de Fala, Quem Tem Medo do Feminismo Negro? e Pequeno Manual Antirracista, Djamila já vendeu mais de um milhão de livros e ocupa uma cadeira na Academia Paulista de Letras desde 2022. Ela venceu o prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas.
Criado em homenagem ao líder dos direitos civis Martin Luther King Jr., o programa do MIT já acolheu cerca de 160 pesquisadores ao longo de mais de três décadas, buscando perfis pioneiros nas áreas acadêmica, científica, religiosa e de direitos humanos.